![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/exposição-patricia-camera-Fabio-Ansolin-2-1232x821.jpg)
![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/exposição-patricia-camera-Fabio-Ansolin-2-1232x821.jpg)
As atividades culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retornam em 2025 com novas exposições artísticas, que estreiam na Pró-reitoria de Assuntos Culturais (Proex) no mês de fevereiro. As mostras “A Arte da Artesania” e “Para que eu não desapareça ao menos uma vez” acontecem na Galeria de Artes da sede da Proex, que fica na Rua Sant’Ana, 129, centro.
A exposição “A Arte da Artesania” leva à Galeria o trabalho das artesãs do projeto Palha de Ponta, vinculado à Casa do Artesão, da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa. A mostra, que abre no dia 12, às 16 horas, reúne duas décadas de trabalhos em peças feitas em palha de milho, onde são representados elementos da cultura local, peças decorativas e figuras religiosas. O artesanato em palha de milho é uma manifestação cultural tradicional de Ponta Grossa e outros municípios dos Campos Gerais.
As atividades culturais da UEPG são realizadas e promovidas pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Proex. “Para este ano, as ações culturais carregam a bandeira de uma cultura mais inclusiva, solidária e sustentável”, declara a chefe da direção de Arte e Cultura da UEPG, professora Patrícia Camera, curadora de ambas as exposições.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Fabio Ansolin | Artes: Larissa Godoy