Proex UEPG abre atividades culturais de 2025 com exposições artísticas

Compartilhe

As atividades culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retornam em 2025 com novas exposições artísticas, que estreiam na Pró-reitoria de Assuntos Culturais (Proex) no mês de fevereiro. As mostras “A Arte da Artesania” e “Para que eu não desapareça ao menos uma vez” acontecem na Galeria de Artes da sede da Proex, que fica na Rua Sant’Ana, 129, centro.

A exposição “A Arte da Artesania” leva à Galeria o trabalho das artesãs do projeto Palha de Ponta, vinculado à Casa do Artesão, da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa. A mostra, que abre no dia 12, às 16 horas, reúne duas décadas de trabalhos em peças feitas em palha de milho, onde são representados elementos da cultura local, peças decorativas e figuras religiosas. O artesanato em palha de milho é uma manifestação cultural tradicional de Ponta Grossa e outros municípios dos Campos Gerais.

A mostra “Para que eu não desapareça” fica em cartaz entre os dias 26 de fevereiro e 10 de abril, na Galeria da Proex. A exposição reúne o olhar de quatro artistas contemporâneos em uma jornada que abraça o desconhecido como uma maneira de se reconectar com o mundo. Com o uso de diferentes linguagens artísticas, o projeto também busca refletir sobre a formação do artista e seus processos criativos.

As atividades culturais da UEPG são realizadas e promovidas pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Proex. “Para este ano, as ações culturais carregam a bandeira de uma cultura mais inclusiva, solidária e sustentável”, declara a chefe da direção de Arte e Cultura da UEPG, professora Patrícia Camera, curadora de ambas as exposições.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Fabio Ansolin | Artes: Larissa Godoy

 

 


Compartilhe

 

Skip to content