![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/encontro-de-pró-reitores-na-prograd-fotos-helton-costa-1-1232x821.jpg)
![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/encontro-de-pró-reitores-na-prograd-fotos-helton-costa-1-1232x821.jpg)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou, na última sexta-feira (07), o primeiro encontro itinerante entre os pró-reitores das universidades estaduais do Paraná. Representantes das sete universidades do Estado discutiram as oportunidades e os desafios para o ingresso e a permanência de alunos e alunas no ensino superior público.
O encontro era uma prática comum entre as instituições, porém, essa foi a primeira vez em anos que ocorreu no formato itinerante. Na UEPG, os participantes foram recepcionados pelo reitor, Miguel Sanches Neto, pelo vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, e pelo pró-reitor de graduação, Miguel Archanjo de Freitas Junior.
Miguel ressaltou a importância do evento como uma oportunidade para refletir sobre o papel das universidades na vida das comunidades em que as instituições estão inseridas e para reforçar o protagonismo como “transformadoras da vida das pessoas ao nosso redor”. O reitor também propôs uma reflexão sobre o uso de inteligência artificial para aprimorar a prestação de serviços ofertados aos públicos interno e externo.
No mesmo sentido, o professor Ivo destacou o encontro como “um momento importante para debates em torno do papel da universidade na sociedade e para aprimorar o trabalho das instituições”.
Liberdade de ação
O pró-reitor de graduação, Miguel Archanjo, discursou sobre o simbolismo de as universidades estarem buscando iniciativas conjuntas e compartilhando boas práticas. “O encontro mostra a integração e nos dá liberdade para pensar em novas ideias e levá-las aos nossos reitores, que, por sua vez, as levarão ao Governo do Estado, de modo que possamos implementá-las”, explicou.
Na parte da tarde, os pró-reitores estiveram no Cine Teatro Pax, em reunião com representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Estiveram presentes o Diretor de Ensino Superior, a Coordenadora de Ensino Superior, Maria Aparecida Crissi Knuppel, e a Assessora Técnica de Ensino Superior, Paola Andressa Scortegagna. O reitor e o vice-reitor da UEPG também acompanharam as discussões.
Entre os pró-reitores, além de Miguel Archanjo da UEPG, estiveram Aparecida Darc de Souza, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Juliana Telles Faria Suzuki, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; Marcos Vinicius Francisco, da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá; Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina; Karina Worm Beckmann, da Universidade Estadual do Centro-Oeste; e Antonio Marcos Dorigão, da Universidade Estadual do Paraná.
Texto e foto: Helton Costa