

Durante a programação da primeira semana de aulas, o Diretório Acadêmico de Letras (Dale) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reuniu alunos e alunas durante toda esta primeira semana de aula, no Campus Centro, para rodas de conversas. Entre as pautas, curricularização, que completa três anos em 2025, assédio e sugestões para encaminhar à coordenação, ao Departamento e à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
O evento teve participação principalmente dos acadêmicos dos últimos anos. Segundo um dos diretores do D.A., João Matheus Fuglini, a atividade representou o protagonismo estudantil. “É um momento para ouvirmos o que precisa melhorar. Eu também sou representante discente no Colegiado e aproveitamos para debater assuntos do curso e daqueles que dizem respeito à Universidade como um todo”, disse João, que explicou que eventos semelhantes serão realizados em Jornalismo, Direito e Serviço Social, com a finalidade de elaborar um documento unificado de sugestões.
Nilcelena Swiech, acadêmica do 3º ano da Licenciatura em Letras, aprovou a iniciativa. “Fazia muito tempo que uma movimentação assim não acontecia dentro da Universidade, então, acho que é muito positivo”, afirma ela.
A UEPG tem por prática incentivar os alunos e alunas a se organizarem e se reunirem nos espaços da instituição, para coletar sugestões e encaminhá-las aos espaços de acolhimento. Um deles é o da própria Prae, que pode ser acionada pelo telefone e WhatsApp (42) 3220-3237 ou pelo e-mail praeescuta@uepg.br. Outro caminho é o da Ouvidoria, pelo telefone (42) 3220-3184, pelo e-mail ouvidoria@uepg.br ou neste link.
Texto: Helton Costa | Foto: Luciane Navarro