

Giselle Ferreira de Mello estava entre as lideranças convidadas para a capacitação. Ela, que é a Diretora de Projetos e Convênios da Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad), afirma que o workshop abriu seus olhos para atitudes antes despercebidas, tornando-a mais objetiva. A atividade “aprimorou minha escuta atenta e me deu ferramentas práticas para oferecer feedback de forma clara e construtiva”, relata.
Os participantes receberam as boas-vindas do reitor, professorMiguel Sanches Neto. Na abertura, ele frisou que a Universidade cresceu nos últimos anos em termos de alunos, saindo de 5 para 8 mil, em média. “Esse aumento no número de estudantes é desafiador para os docentes, coordenadores de curso e chefes de departamento, mas traz também grandes desafios para a gestão. Queremos dar o melhor de nós para a diversidade cada vez maior de pessoas que a UEPG atende. Por isso estamos aqui hoje”, destacou.
A professora Eliane Rauski, pró-reitora de Gestão de Pessoas, destaca o apoio incondicional da Reitoria, pela segunda vez consecutiva. Ela lembra que a instituição tem oferecido no início de cada ano uma capacitação específica, com relação a técnicas e ferramentas de gestão que auxiliam no dia a dia. “O retorno da equipe que participa dos eventos tem sido unânime com relação ao excelente conteúdo propiciado na capacitação e que gera insights para as práticas das atividades dos cargos”. Esse feedback positivo que a organização recebeu dos participantes é motivo de alegria para a pró-reitora. “Esperamos que esta capacitação impacte nos resultados alcançados pelas equipes sob responsabilidade destes gestores, melhorando ainda mais nossos indicadores e também nossos relacionamentos pessoais e profissionais”.
O palestrante Rodrigo Corrêa Leite afirma que saber oferecer e receber informações de modo que os demais tenham clareza e inspirem-se numa causa coletiva é fator determinante para o sucesso. “Nossas evidências mostram que líderes que escutam melhor conseguem utilizar o feedback na sua plenitude. E foi isso que fizemos nessa experiência com executivos da UEPG, provocando e conduzindo a essa descoberta e aplicação prática. Experiência valiosa a quem esteve presente de corpo e alma nessa bela oportunidade”.
Texto: Luciane Navarro | Fotos: Fábio Ansolin e Luciane Navarro