Mais de 250 recém-formados iniciam Residência em Gestão Pública na UEPG

Compartilhe

Nesta segunda-feira (14), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou a 5ª edição do Curso de Especialização em Gestão Pública, vinculado ao Programa de Residência Técnica (Restec) do Paraná. Nesta edição, 258 residentes iniciam as atividades. O programa é voltado para recém-formados em diversos cursos, que passam a atuar em órgãos públicos durante 24 meses. Além da gratuidade do curso de especialização, o Restec fornece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 3.040,00 aos residentes.

Ainda nesta semana, será lançado um novo edital para o preenchimento de 202 vagas remanescentes, em que podem concorrer candidatos que participaram do processo seletivo e estavam na lista de espera em qualquer órgão. A 5ª edição do Restec em Gestão Pública ofertou vagas em 24 municípios do Paraná.

A coordenadora-geral do programa e pró-reitora de Gestão de Pessoas na UEPG, Eliane Rauski, destaca que esta é uma oportunidade para que profissionais de diferentes áreas de formação contribuam com a modernização da administração pública e aprimorem habilidades essenciais para o mercado. “É um programa de qualificação. Nos órgãos públicos, eles interagem com servidores experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma. 

A residente Thayse Contador Bueno, formada recentemente em Administração, vê na residência uma chance de aprimoramento profissional. “Sempre trabalhei na indústria, mas nunca tive essa vivência na área pública ou administrativa. Então, decidi juntar as duas coisas. Vejo um futuro promissor e quero seguir nesse caminho. Se tiver concursos ou mais oportunidades de residência, estarei estudando e participando”, afirma.

Lucas Pereira Ireno, residente bacharel em Direito, considera que a participação no programa é uma ótima oportunidade para o início de carreira. “Enquanto jovem, o tempo de dedicação à residência é uma forma de aprender mais, conciliando a experiência na administração pública com uma complementação remuneratória”, comenta.

A secretária de Residência Técnica, Giselle Ferreira de Mello, destaca que o programa abre portas para quem deseja seguir carreira no serviço público. “A residência agrega muito conhecimento. É o pontapé inicial para o caminho na administração pública. Temos ótimos exemplos de pessoas que passaram por aqui e depois foram aprovadas em concursos públicos, o que nos enche de orgulho”, comenta.

Além dos recém-formados, o programa também contempla 50 servidores públicos, que participam da especialização com o objetivo de atualizar conhecimentos e obter o título de especialista em gestão pública.

Na noite desta terça-feira (15) foi realizada a aula inaugural do curso de especialização, que ocorre na modalidade a distância.

A coordenadora pedagógica do programa, professora Rúbia Carla Maier Biscaia, considera que as aulas proporcionarão aprendizado e crescimento profissional aos estudantes. “É uma alegria receber os residentes neste momento que marca o início da especialização em gestão pública, um curso que representa a etapa teórica da formação em diálogo com a vivência prática proporcionada pela residência técnica”, afirmou.

Texto: João Vitor Pizani. Fotos: Erica Fernanda e Tierri Angeluci.


Compartilhe

 

Skip to content