Estão abertas as inscrições para o Vestibular UEPG 2024

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) informa que iniciam, neste domingo (01), as inscrições para o Vestibular 2024. O vestibular acontece em 08 de dezembro, domingo, em Ponta Grossa, Cascavel, Curitiba e Maringá. Nesta edição será oferecido um total de 2145 vagas, das quais: 1.171 serão destinadas ao Vestibular, 545 para o Processo Seletivo Seriado (PSS) e 429 para a Prova Paraná Mais.

As provas vocacionadas acontecem pela manhã, com duração de 3 horas. A abertura dos portões de acesso será às 8h, com fechamento às 8h30 e início das provas às 8h45. Pela tarde, acontecem as provas de conhecimentos gerais e redação – os portões abrem às 14h e fecham às 14h30, com início das provas às 14h45. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h de 08 de dezembro e o resultado da primeira chamada será publicado no dia 20 de dezembro.

O período de inscrições vai de 1º a 30 de setembro, com uma taxa no valor de R$ 204,00 que pode ser paga até dia 07 de outubro. Os cursos de Licenciatura estão isentos do pagamento. Os candidatos poderão encontrar mais informações importantes nos manuais disponíveis no site da CPS. No portal da Coordenadoria, está disponível o conteúdo programático, bem como gêneros de redação e obras literárias obrigatórias. O ensalamento será divulgado a partir do dia 8 de novembro.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Manual de Matrícula – Parte 1, reforça que os procedimentos de matrícula de calouros para os cursos de graduação da UEPG para o ano letivo de 2025 ocorrerão em etapa única e de forma inteiramente online. Somente a aprovação ou a classificação em lista de espera não é garantia de conquista de vaga. Os candidatos devem cumprir as instruções relativas aos procedimentos presentes no Manual e obedecer os prazos e horários de envio de documentos para que a matrícula seja formalizada.

Entre as novidades de 2024, estão: a inclusão do curso de Nutrição, com 40 vagas; a mudança de turno dos cursos de Bacharelado em História e de Bacharelado em Educação Física; e o aumento de vagas nos seguintes cursos: Administração com ênfase em Comércio Exterior, Agronomia, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Bacharelado em Engenharia de Software, Farmácia, Medicina e Zootecnia.

Prova Paraná Mais

A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala, que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio da rede estadual do Paraná, bem como, os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal daqueles municípios que aderiram à avaliação. A adesão da UEPG à Prova Paraná Mais não afeta o sistema de cotas já existente na instituição, nem o número de vagas destinado ao Processo Seletivo Seriado – PSS, às demais cotas e à concorrência universal, conforme portaria publicada aqui.

Obras literárias

Para o Vestibular 2024, as obras literárias obrigatórias para as provas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa são: “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior; “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade”, de Marcia Wayna Kambeba.

Texto e foto: Domitila Gonzalez | Arte: Fabio Ansolin