O Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ERI-UEPG) realizou, na última segunda-feira (14), a acolhida de oito alunos portugueses que foram aprovados para a modalidade de Mobilidade Virtual Estudantil. Os estudantes farão as disciplinas do curso de Licenciatura em Computação. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a UEPG e a Universidade Aberta de Portugal.
Um dos estudantes portugueses selecionados, Julio Martins, conta que se inscreveu por influência de colegas que estudaram na UEPG em outros anos. “Eu quero o melhor para mim, e vim para cá. A honra é toda nossa em aqui estar. Obrigado por nos aceitarem como vossos convidados”, ressalta.
“É uma honra recebê-los aqui na nossa instituição. Eu espero realmente que vocês consigam vivenciar experiências metodológicas diferenciadas e realmente alcancem as expectativas que vocês criaram a partir das nossas metodologias de educação a distância”, destaca a diretora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), professora Patrícia Vosgrau de Freitas.
Para a diretora do ERI, Sulany Silveira dos Santos, a Mobilidade Virtual Estudantil é um esforço conjunto entre o Nutead, o ERI, e a UAB de Portugal. “Essa é a terceira edição deste convênio que foi firmado em 2020, especificamente para a Mobilidade Virtual. É um esforço que as duas universidades fazem todo ano”, exalta.
O coordenador do curso de Licenciatura em Computação, Marcelo Ferrasa, salientou que o curso teve uma alta procura de alunos portugueses. “Estamos tornando esse fluxo contínuo de alunos portugueses que desejam fazer intercâmbio conosco. Esse é o único curso que está recebendo alunos neste ano. Que essa experiência seja muito proveitosa”, afirma. Para Viviane Bagio, coordenadora da Mobilidade Virtual na UEPG, é uma honra ter estudantes internacionais na instituição. “A UEPG é para todos e agora também é de vocês. Sintam-se parte dessa instituição que é pública, gratuita e de qualidade”, declara.
Adaptado por: Julio César Prado Foto: Divulgação