A Universidade Estadual de Ponta Grossa inicia na próxima segunda-feira (9) o ano letivo 2022. Para acolhida aos 1.609 calouros, ingressantes em 39 cursos da instituição, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae-UEPG), Setores do Conhecimento, atléticas e centros acadêmicos organizaram atividades de integração.
A programação é diversificada e segue até sexta-feira (13). No dia 9, o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Secihla) promove o Bazar Literário do Diretório Acadêmico Conceição Evaristo (Dace), com livros à venda a partir de R$0,10. Nos períodos da manhã, tarde e noite, a agenda dos cursos do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) incluem também a tradicional Cerimônia do Jaleco.
Além dos eventos presenciais, a Prae vai integrar atividades que foram realizadas no virtual e que, segundo a Pró-reitora, deram certo em 2021. “Vamos apresentar a instituição como um todo e também algumas especificidades, como órgãos que têm mais contato com os alunos, a Prograd e a Prae, por exemplo”, detalha Jovino.
No dia 10, ao meio dia, os veteranos do Curso de Jornalismo apresentam a Rádio Resistência no pátio do campus Centro, em frente ao Dejor. Entre as atividades previstas, no dia 11, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas realiza uma visita ao Parque Estadual de Vila Velha. Na quinta-feira (12), acontece o Trote Solidário, com revitalização do Bloco E. A atividade, promovida pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Cavam), será realizada pelos estudantes, com supervisão dos professores do curso de Engenharia.
A programação de acolhida do Setor Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologia (Secate), prevê para a sexta-feira pela manhã uma visita dos cursos de Agronomia e Zootecnia à Fazenda Escola (FESCON), onde os calouros vão conhecer a estrutura e corpo técnico da Fazenda. À tarde, estão previstas atividades de revitalização da área ao redor da sede, pintura do cercado e manutenção da horta.
Outra novidade para o início deste ano letivo, foi o edital aberto pela Prae, com o objetivo de que Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e demais associações estudantis da UEPG propusessem atividades de integração. “Trabalhamos para fazer um evento atrativo, marcante. Esse é o nosso desejo para a acolhida 2022”, enaltece a Pró-reitora Ione Jovino.
Durante a acolhida, a Prae promove a campanha “Trote não é legal”, que alerta os estudantes sobre a proibição de situações físicas ou virtuais de constrangimento ou violência. A Resolução 23 do Conselho de Administração define que “qualquer ato de violência física ou moral praticado por qualquer estudante dentro de suas instalações (…) será considerando trote”. Condutas dessa natureza colocam em risco a integridade física e moral dos acadêmicos recém-ingressos na Universidade. Portanto, ninguém poderá ser forçado a participar de quaisquer atividades de trote, dentro ou fora da instituição.
“O ingresso dos novos estudantes na UEPG é motivo de orgulho e felicidade para toda a comunidade universitária, para familiares e para cada um dos calouros que iniciam uma nova e importante fase de sua formação intelectual e humana. Portanto, deve ser um momento de celebração, a ser vivenciado, com segurança”, afirma Jovino.
Trotes virtuais nas redes sociais, que promovam atitudes vexatórias e de humilhação, trote presencial ou qualquer outra situação similar devem ser informadas à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis pelo email canaldeescuta@uepg.br ou pelo telefone 3200-3237. Este mesmo número atende pelo WhatsApp.
A versão completa das orientações pode ser encontrada no Guia do Estudante.
Texto e foto: Luciane Navarro