O Fórum, criado pelos docentes Eugênio da Silva Neto e Adriana Fabrini, busca aproximar o acadêmico das demandas profissionais. O professor Eugênio comenta que a ideia do projeto surgiu entre os próprios acadêmicos, que sentiram a necessidade de estarem próximos de colegas formados que seguiram carreira no mercado ou como pesquisadores. “A partir dessa demanda, eu e a professora Adriana decidimos realizar o evento, e percebemos que o resultado foi extremamente positivo. Os alunos ficaram empolgados com as possibilidades que podem encontrar no mercado hoje”, enfatiza.
Durante o encontro, estiveram presentes Ana Paula Cecatto e Emmanuel Campos Correa, ambos graduados no curso, que contaram sobre suas trajetórias de vida em paralelo à profissão. Ana é formada pela UEPG na primeira turma de Comex e contou aos alunos que optou o curso pela diversidade. “Eu queria fazer o curso de Farmácia, mas estava muito na dúvida, queria algo diferente. No mesmo ano abriu, o curso de Comércio Exterior e eu pensei ‘tá, aí! Algo novo!'”, recorda. Em sua fala, Ana enfatizou as oportunidades que um curso superior proporciona, desde o estágio até depois da formatura.
Emmanuel, graduado em 2019, o curso foi uma ponte para seus objetivos. Quando saiu do Ensino Médio, serviu no exército antes de mergulhar de cabeça na graduação em Comércio Exterior, que proporcionou a ele até mesmo um intercâmbio. “Foi um grande prazer poder retornar à Universidade onde me formei, em que graças ao curso tenho um trabalho. Era um sonho meu retornar e passar minha experiência no mercado de trabalho para os alunos que ainda estão no curso, e é claro, tirar as dúvidas”.
Foi a primeira participação do Fórum em uma acolhida e a ideia é que aconteçam mais eventos para os alunos criarem proximidade com sua área de atuação. “Isso mostra ao nosso acadêmico que estamos formando profissionais capacitados e qualificados para atender as demandas do mercado”, finaliza Eugênio.
Texto e fotos: Amanda Santos