O Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ-UEPG), em parceria com a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa, promoveu duas oficinas on-line com os temas “Eleições municipais e o protagonismo juvenil” e “Direito à educação”. O objetivo das oficinas realizadas pelo NEDDIJ foi oferecer para crianças e adolescentes institucionalizados momentos de socialização e conhecimento sobre leis e política.
“Com a pandemia do Covid-19, observamos a necessidade de desenvolver atividades educativas em instituições de acolhimentos para crianças e adolescentes. O isolamento social causou muitas mudanças na rotina das instituições, as crianças e adolescentes não estão frequentando as escolas presencialmente e as visitas de familiares e padrinhos afetivos também não estão sendo permitidas”, explica a professora de Serviço Social Cleide Lavoratti.
Os encontros ocorreram de forma virtual como projeto da acadêmica Tayná Schnepper Barche, pela disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social da UEPG, e contou com a participação dos meninos e meninas do Instituto João XXIII, Associação de Promoção à Menina (APAM), Serviço de Acolhimento Municipal (AMA) e Francisclara Resgate da Criança e da Família, tendo como mediadora das oficinas a assistente social Priscila Primo, da Vara da Infância e Juventude, e contaram com a participação especial da psicóloga Tamires Cristina Zimmermann, do Centro de Socioeducação (CENSE), e da Juíza da Vara da Infância Dra. Noeli Tavares Rebeck.
No próximo dia 9 de dezembro, será realizada a última oficina com o tema “Direito à proteção no trabalho e à profissionalização”, com a supervisão da Assistente Social do NEDDIJ, Clélia Cristina Neves Pinto e da professora Cleide Lavoratti.
Texto: NEDDIJ Adaptado por: Julio César Prado Foto: Divulgação