UEPG realiza evento Universidade e Comunidade

Compartilhe

A UEPG chamou, a comunidade veio. Com visitantes que vieram de diversas cidades da região dos Campos Gerais, o Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza hoje (30) o evento “Universidade e Comunidade”, uma oportunidade para o público conhecer a UEPG e poder entrar em contato com os diversos serviços ofertados.

Desde cedo, às 7h30 da manhã, já era possível perceber a movimentação no campus. Aos poucos, os visitantes chegavam a pé e de carro, acompanhados de familiares ou em grupo com suas escolas, em ônibus lotados de olhos atentos.

As portas do Ginásio de Esportes do Bloco G abriram para o público pontualmente às 8h. Com o slogan “Vem ver a UEPG”, foi realizada a segunda edição da Feira de Profissões. Com curiosidade e entusiasmo, os alunos das escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio da região lotaram os estantes dos 38 cursos da UEPG e a tenda externa. 

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirma que este é um evento importantíssimo para a Universidade. “Fizemos a primeira edição em 2023 e tivemos um público de 10 mil pessoas. Neste ano, temos a expectativa de atingir 20 mil visitantes. É um evento mais robusto que tem uma dimensão que vai além de Ponta Grossa, pois temos escolas de várias cidades dos Campos Gerais”. As inscrições abarcaram diversas cidades: Guaragi, Castro, Reserva, Itararé, Irati, Palmeira, Piraí do Sul, Tibagi e Ibaiti. “Todas as escolas da região estão voltadas para o vestibular da UEPG”, completa Sanches Neto. 

“Hoje, temos uma novidade aos estudantes, que é o curso de Nutrição; estamos tendo muitos visitantes”, destaca o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate. “Isso nos anima muito, porque a UEPG é de todo mundo: da região dos Campos Gerais, do Paraná, do Brasil. Nós estamos muito felizes, hoje é um dia de festa”, celebra Ivo.

Neste ano, além de poder conhecer cada possibilidade de carreira na Graduação, os jovens também poderão entrar em contato com outras facetas da Universidade, como a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), o Escritório de Relações Internacionais (ERI), a Escola de Línguas, Literaturas e Culturas (Eslin), o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a TV Educativa (TVE), o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), o Centro de Educação Empreendedora (CEE), o Cursinho Popular e os Hospitais Universitários (HUs)

Nos três períodos de visitação, os professores, estudantes e futuros alunos da UEPG poderão interagir e conversar sobre ciência, pesquisa, ensino e extensão. Para alguns, foi a primeira visita em um campus universitário. Para outros, o início de um sonho. Um sonho gratuito, reforça o reitor. “Uma das perguntas mais comuns sobre o nosso vestibular é quanto custa. As pessoas desconhecem que a UEPG é pública e gratuita. Eventos assim apresentam a universidade, os cursos, a nossa proposta, nossa estrutura e, principalmente, a sua gratuidade”.

Para o Universidade e Comunidade, 85% das inscrições são provenientes de escolas públicas. Os estudantes da graduação e pós-graduação presenciais e EaD somam quase 15 mil alunos. “A nossa primeira vocação e missão é formar pessoas, por isso apresentamos os cursos”, declara Miguel. “Para nós, todos os cursos têm a mesma importância. É preciso que os estudantes saibam quais são e do que eles tratam”, completa.

Além dos estandes no Ginásio e da tenda externa, os jovens puderam participar de atividades práticas e visitar a Biblioteca e o Museu de Ciências Naturais, além do Observatório Astronômico. 

Passaporte para o futuro

Assim como no ano anterior, ao chegar para a visitação no evento, o público recebe um passaporte que pode ser carimbado em cada estande – um visto, um check-in em cada possibilidade de futuro. Com o passaporte nas mãos e um sorriso de orelha a orelha, Maria Clara Marcondes Dias, do 9º ano do Ensino Fundamental, quase não podia conter a felicidade. “Meu Deus, eu amei, eu queria morar aqui neste lugar!”, dizia, saltitando em frente ao estande de Jornalismo, no Ginásio. Vindo diretamente de São José da Boa Vista, a estudante diz que, a partir de agora, a UEPG está no seu radar. “Desde pequena eu quis sempre visitar uma faculdade, foi sempre o meu sonho! Eu só fui ver [uma faculdade] uma vez, quando a minha mãe se formou. Nossa, eu estou no paraíso!”

Maria Clara ainda tem diversas possibilidades na mente. Gosta muito de Jornalismo, mas quis saber mais sobre outros cursos. Ansiosa para visitar a Biblioteca, ela é uma das estudantes que não sabia que a UEPG é uma universidade pública e gratuita. 

A turma de Maria chegou bem cedinho no campus, acompanhada pela professora Claudia Aparecida Fabrini Borgatti, do colégio Cívico-Militar Nilton Sampaio. Claudia trouxe uma turma de outro colégio na primeira edição da Feira, em 2023, e fez questão de voltar neste ano com outros alunos. “Eu voltei, porque em 2023 foi um sucesso e eu vi como fez a diferença na vida dos meus alunos”, declara. “Uma das minhas funções é justamente mostrar pra eles que nós temos uma Universidade Estadual e todos eles têm a oportunidade de estudar aqui”, finaliza a professora.

O evento Universidade e Comunidade é uma oportunidade de olhar para a UEPG com uma visão diferente, sair da rotina e encarar o campus Uvaranas não somente como um parque, um lugar para fazer uma caminhada, mas sim como um futuro possível e palpável.  O dia ensolarado contribuiu para que o passeio fosse ainda mais agradável. Além dos estandes e da tenda externa, a Feira conta com a presença de seis food trucks na praça de alimentação e espaço para convivência com pufes e pallets, onde os estudantes podem descansar entre um passeio e outro. “Temos uma organização muito bem feita; é um dia que será um marco para Ponta Grossa e para a região”, reforça o vice-reitor.

Comprometimento e receptividade

O mascote da UEPG, Galileu, fez sua estreia na primeira edição da Feira, em 2023, já participou de live com resultado do vestibular, acolhida dos calouros e do evento UEPG de Portas Abertas, em maio de 2024. Neste ano, ele retorna arrancando sorrisos dos participantes, recebendo carinho das crianças, abraços das famílias, aparecendo em selfies e interagindo com personagens da Ciência que circulam entre os estandes, como o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, e a física e química polonesa Marie Curie, além do Dino, o mascote do curso de Licenciatura em Geografia – personalidades trazidas à vida pelo curso de Licenciatura em Química. 

Sob a sombra bem-vinda da tenda externa na tarde de calor, os estandes voltados para as ações da UEPG na comunidade recebem visitantes atentos e entusiasmados – um convite para perceber que a Universidade vai além das salas de aula.

Atenta ao fluxo e à interação do público, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, professora Beatriz Gomes Nadal, faz questão de conferir todos os detalhes e reconhece o poder transformador da extensão, da ação da Universidade na comunidade, e o poder de um evento como este. “Nós estamos atendendo os jovens num período crucial da vida deles, que é justamente quando eles estão construindo um projeto de vida”, salienta Beatriz. “Inserir o ensino superior como oportunidade para todos os estudantes é a maior contribuição que a universidade pública pode dar. Esperamos poder contribuir com as escolhas profissionais desses estudantes”, finaliza. 

Marcos Aurelio Schemberger, assessor da Seti, representou o secretário Aldo Bona, enaltecendo o evento e ressaltando a importância de trazer os jovens do Ensino Médio para a UEPG. Muitos não sabem, mas eu sou daqui: eu tenho 38 anos na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Hoje, estou representando o professor Aldo num segmento que pode-se falar que não existia: pra tentar fazer com que a universidade fique mais próxima da comunidade e que a comunidade conheça mais o que as sete universidades estaduais do Paraná têm para atendê-los”.

Para o evento de 2025, a UEPG destaca uma equipe robusta. Estão envolvidos na organização 450 alunos, dos quais 150 são monitores e 300 participam da movimentação nos estandes; 80 pessoas na equipe de apoio; além de 300 professores nos 38 estandes e estações da tenda externa. “Neste ano, o evento é mais robusto que em 2024, que já foi um sucesso, pois o convite se estende para empresas, escolas e pessoas da cidade e região, que irão conhecer nossos projetos”, explica a chefe da CCOM, Luciane Navarro. “Estamos muito felizes com o evento deste ano, porque vamos mais uma vez contar com a participação de professores, alunos e agentes universitários, para mostrar o melhor a UEPG”, finaliza. No ano passado, cerca de 10 mil pessoas participaram, dentre estudantes e professores de escolas da região, comunidade universitária e comunidade externa.

Realização

O evento Universidade e Comunidade é uma realização da Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), colaboração da Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom), do Cerimonial e Eventos.

Texto: Domitila Gonzalez | Fotos: Aline Jasper, Gabriel Miguel e Jéssica Natal

Cerimônia de abertura

Estandes dos cursos

Chegada dos alunos e visitas ao Museu de Ciências Naturais

Área externa, estandes dos órgãos e pró-reitorias

Montagem e Backstage


Compartilhe

 

Skip to content