ADM 2023 discute cidades inteligentes

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sedia, até este sábado (30), o Congresso Internacional de Administração (ADM 2023). Promovido pelo departamento de Administração da UEPG, o evento envolve alunos, professores, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e outros países. Em sua 36ª edição, o Congresso iniciou nesta quarta-feira (27), com o tema “Cidades Inteligentes: Perspectivas e Desafios”, e aborda aspectos de desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável.

Em sua fala na abertura do evento, o pró-reitor de Assuntos Administrativos e professor do Departamento de Economia, Emerson Hilgemberg, ressaltou a história e a tradição do ADM. “Quando a nossa Universidade alcançou 18 anos, ela ganhou um companheiro: o Congresso”, reflete. Para Hilgemberg, a presença de acadêmicos, pesquisadores, autoridades e profissionais de diferentes esferas é uma das marcas do sucesso do Congresso. “Não queremos ver apenas nós aqui no evento, queremos um evento que transcenda a Universidade”, resume.

“A cidade de Ponta Grossa é considerada inteligente e muitas pessoas perguntam ‘como assim?’. Precisamos elucidar isso junto à academia”, explica a coordenadora do Congresso e professora da UEPG, Marilisa do Rocio Oliveira. Por isso, o tema foi abordado em todas as atividades do primeiro dia do ADM 2023. “Pela manhã, iniciamos apresentando algumas características, falando de indicadores e o que significam nesse contexto, para o nosso público entender o porquê dessa discussão”, continua.

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Marcos Aurélio Pelegrina, reforça a relevância do tema para o curso. “Ponta Grossa tem se destacado como uma cidade inteligente e ter essa tema sendo debatido com especialistas do país inteiro ao longo da semana é muito importante para a formação dos acadêmicos de Administração, para que eles possam atuar e transformar a sociedade”.

Também estiveram presentes na abertura a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UEPG, Eliane Rauski; a diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Sandra Scheffer; a coordenadora do curso de Administração da UEPG, Sirlei Moletta; e a presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani. O evento também contou com uma apresentação musical do projeto MP Brass.

Atividades

Pela manhã, o Congresso iniciou com os workshops de Verlaine Lia Costa e Tônia Mansani, ambos sobre cidades inteligentes. Pela tarde, houve apresentações de artigos e turismo cultural. Durante a noite, além da abertura oficial, o ADM 2023 contou com a sua primeira palestra. Ministrada pelo head de inovação do Lab Griô, Claudio Nascimento, a atividade teve como tema “Cidades Inteligentes: Cities Inspired by People (cidades inspiradas pelas pessoas)”.

“Discutir cidades inteligentes nesse viés socioeconômico é muito importante pra mim, principalmente dentro da Universidade”, considera Nascimento. Durante sua fala, ele compartilhou experiências com o intuito de desmistificar o conceito. “Alguns focam muito nas tecnologias e eu trago um aspecto muito mais humanizado de como podemos desenvolver territórios e cidades com uma perspectiva e um olhar local”, frisa.

O ADM 2023 segue até sábado (30), é aberto à comunidade e as inscrições ainda estão disponíveis. A programação completa está no site do evento.

Texto e fotos: William Clarindo


Compartilhe

 

Skip to content