Professora aposentada da UEPG toma posse na Academia Feminina de Letras do Paraná

Compartilhe

A vaga antes ocupada pela poetisa Helena Kolody na Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP) agora é da professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luísa Cristina dos Santos Fontes. A posse aconteceu na última sexta-feira (03), em sessão solene no Centro Feminino de Cultura do Paraná, em Curitiba. Para falar sobre Helena Kolody e a presença feminina na literatura paranaense, a escritora participa nesta quarta-feira (08), Dia da Mulher, de uma transmissão ao vivo no canal do Youtube da Biblioteca do Paraná, com mediação de Marta Sienna, às 16h.

A professora Luísa é a segunda ocupante da cadeira nº 2 da AFLP, que tem como patrona Júlia Augusta de Souza Wanderley Petrich e que ficou vaga durante 19 anos, desde o falecimento de Helena Kolody, em 2004. A trajetória das escritoras tem pontos de convergência: no ano do centenário da poetisa paranaense, 2012, Luísa Cristina defendeu a tese de doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina “Helena Kolody, carbono & diamante – uma biografia ilustrada”.

No discurso de posse, Luísa relembrou os primeiros contatos com a obra de Helena Kolody, ainda quando cursava Letras pela UEPG. “A visceral experiência de vida que os textos de Helena Kolody e Júlia Wanderley nos legaram está empapada de uma profunda e específica experiência de mulher – leitora, estudante, professora e escritora”, enalteceu. “Comprometo-me a honrar a cadeira que assumo agora com muito orgulho”.

Além de escritora, Luísa é graduada em Letras Português-Inglês e em Farmácia e Bioquímica pela UEPG, mestre e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Na UEPG, lecionou Literatura por 25 anos.

Além de Luísa, outras duas escritoras ponta-grossenses também participaram da Academia: Leonilda Hilgemberg Justus e Emília Dantas Ribas. Estiveram presentes na posse a presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, Neuza Helena Postiglione Mansani; o presidente do Observatório da Cultura do Paraná, Ernani Buchman; presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Perracini de Azevedo; presidente da UBT, Andréa Motta; representante do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Maria Alice Gomes; e o secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal.

Texto: Da assessoria da Academia de Letras dos Campos Gerais, adaptado por Aline Jasper | Foto: Divulgação / Edison Luiz


Compartilhe

 

Skip to content