Aluna do Colégio Agrícola da UEPG fala sobre de intercâmbio internacional

Compartilhe

Após três meses na Nova Zelândia, a aluna do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Caar-UEPG), Paola Kalva Machado, está de volta ao Brasil. A estudante do 1º ano do Ensino Médio foi uma das selecionadas na 2º edição do Programa “Ganhando o Mundo”, do Governo Estadual do Paraná.

O objetivo do Programa, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), é proporcionar aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, além de praticar e aprimorar a língua inglesa, desenvolver autonomia e ampliar os repertórios culturais e científicos. 

Paola conta que enfrentou um voo de 12 horas do Chile até a Nova Zelândia e estudou na única escola da cidade de Havelock North. “É uma escola enorme, com uma estrutura muito boa, onde o aluno pode escolher as próprias disciplinas. Optei por inglês, matemática, ciências, teatro e educação física. As aulas têm horário diferente, começam às 8h45 e terminam às 15h10. Minha rotina durante a semana era dedicada aos estudos. Mas nos fins de semana consegui viajar para conhecer cidades vizinhas e também a capital”, conta a estudante. 

A aluna ficou muito feliz com a receptividade dos moradores. “As pessoas foram muito amigáveis e prestativas, inclusive para ajudar com o idioma. Gostei muito da liberdade e da segurança para sair e passear livremente pelas ruas”. A volta para casa foi um misto de sentimentos. “Se por um lado havia muita saudade da família, eu tinha também a vontade de ficar mais um pouco”. 

Os 100 intercambistas selecionados, todos de escolas públicas do Paraná, cursaram as disciplinas da 1ª série do Ensino Médio em escolas locais de outros países e, ao retornar ao Brasil, puderam compartilhar com colegas e professores o aprendizado e as experiências que a oportunidade proporcionou. O diretor do Colégio Agrícola, Alcebíades Baretta, explica que a conquista do intercâmbio foi com base nas notas do Ensino Fundamental, mas o fato de Paola ser aluna do Agrícola da UEPG deixa o diretor muito orgulhoso. “Para nós, é muito gratificante saber que estamos no caminho certo, procuramos oferecer sempre o melhor para os alunos, graças a UEPG isso possibilita e respalda a qualidade do nosso ensino técnico”, avalia. 

Quanto ao perfil escolar da aluna, o professor Baretta é só elogios: “A Paola é muito humilde, dedicada e responsável apesar da pouca idade. Ela tem um futuro brilhante, as portas estão abertas para o que ela quiser fazer, e com certeza fará com brilho e perfeição”.


Compartilhe

 

Skip to content