Nesse dia dos avós, comemorado em 26 de julho, preparamos um vídeo especial com os alunos do Programa “Universidade Aberta para a Terceira Idade” (UATI). Mesmo com o isolamento social, eles continuam ativos e não perderam o contato uns com os outros. A internet se tornou uma grande aliada nesse período, possibilitando a continuação das aulas, que passaram a ser virtuais. Além disso, a tecnologia está ajudando a diminuir a saudade, já que os amigos conversam diariamente por aplicativos de bate-papo.
Conforme a professora Rita de Cássia da Silva Oliveira, coordenadora da UATI, atualmente o programa conta com 585 alunos. “Iniciamos em 1992 e em 2020 estamos completando 29 anos de existência, somos o curso mais antigo no Brasil em uma Instituição de Educação Superior Pública”, conta.
Em tempos de quarentena, o Projeto UATI tem unido a turma de forma remota. As interações entre professores e alunos, em conjunto com a rede de motivação formada por eles, minimizam os impactos do isolamento e garantem maior qualidade de vida para o grupo. Conheça um pouco mais sobre a história de Tania Mara de Lima, Ermelinda Ludke, Jurandir Lima Santos (mais conhecido como Cacau) e Marlene Maliski. A animação e a alegria de viver dessa turma são contagiantes.
Texto: Vanessa Hrenechen Vídeo: Luciane Navarro e Vanessa Hrenechen