Março de 2023 começou com novas experiências para Ana Claudia Chibinski. Professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela retornou para a instituição após 15 dias de viagem ao Japão, para trocar experiências sobre pesquisa e materiais odontológicos. O convite para conhecer o outro lado do planeta se deu porque a professora é pesquisadora na linha da Odontologia de Mínima Intervenção.
“O trabalho que desenvolvo é fundamentado numa técnica super atual quando falamos em tratamento dentário e remoção de tecido cariado”, ressalta. A Odontologia Minimamente Invasiva respeita o órgão dentário e reconhece que materiais restauradores têm valor biológico menor do que os tecidos dentários originais. “Aquele conceito de eliminar todo o tecido cariado caiu por terra, e atualmente trabalhamos dando condições para remineralização da dentina”, complementa.
A viagem foi a convite da empresa japonesa Shofu, que recentemente lançou uma linha de materiais odontológicos bioativos e compartilha da mesma filosofia de trabalho da professora. “Convidaram profissionais formadores de opinião, buscando saber da nossa experiência com os materiais que eles produzem e como usamos estes materiais no dia a dia clínico e em nossos trabalhos de pesquisa”, explica. Os materiais fabricados pela Shofu contêm partículas bioativas que auxiliam na recuperação e manutenção da saúde bucal do paciente.
Seja nas salas de aula do Curso de Odontologia ou no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), local onde atua como cirurgiã-dentista, a professora segue a mesma filosofia de trabalho. “Essa é minha principal linha de pesquisa, uma área na qual gosto de trabalhar nos diferentes níveis, do atendimento a pacientes a graduação e pós-graduação”.
Depois de conhecer mais sobre o Japão, trocar conhecimentos e trazer novas experiências para Ponta Grossa, Ana não esconde a satisfação em ter participado da iniciativa. “A nossa Odontologia não deve nada ao que é feito no exterior, estamos muito avançados na pesquisa e clínica odontológica aqui no Brasil”, comemora. A professora diz que voltou ao Brasil mais motivada a continuar suas pesquisas na área. “Essa experiência foi marcante em minha carreira. É algo inédito ter a chance de debater sobre materiais odontológicos com o próprio químico desenvolvedor dos produtos, só tenho a agradecer à Shofu pela oportunidade”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação