Professora da UEPG viaja ao Japão para falar sobre técnicas odontológicas

Compartilhe

Março de 2023 começou com novas experiências para Ana Claudia Chibinski. Professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela retornou para a instituição após 15 dias de viagem ao Japão, para trocar experiências sobre pesquisa e materiais odontológicos. O convite para conhecer o outro lado do planeta se deu porque a professora é pesquisadora na linha da Odontologia de Mínima Intervenção.

“O trabalho que desenvolvo é fundamentado numa técnica super atual quando falamos em tratamento dentário e remoção de tecido cariado”, ressalta. A Odontologia Minimamente Invasiva respeita o órgão dentário e reconhece que materiais restauradores têm valor biológico menor do que os tecidos dentários originais. “Aquele conceito de eliminar todo o tecido cariado caiu por terra, e atualmente trabalhamos dando condições para remineralização da dentina”, complementa.

A viagem foi a convite da empresa japonesa Shofu, que recentemente lançou uma linha de materiais odontológicos bioativos e compartilha da mesma filosofia de trabalho da professora. “Convidaram profissionais formadores de opinião, buscando saber da nossa experiência com os materiais que eles produzem e como usamos estes materiais no dia a dia clínico e em nossos trabalhos de pesquisa”, explica. Os materiais fabricados pela Shofu contêm partículas bioativas que auxiliam na recuperação e manutenção da saúde bucal do paciente.

Além das visitas à empresa e às universidades japonesas de Tóquio e de Osaka, Ana teve oportunidade de apresentar seus estudos para outros professores que participaram da viagem e para os profissionais da Shofu que trabalham no desenvolvimento dos materiais odontológicos. “Percebi a importância que a empresa dá na capacitação de profissionais e o quanto a Shofu investe para que os cirurgiões-dentistas conheçam de fato os materiais que utilizam”.

Seja nas salas de aula do Curso de Odontologia ou no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), local onde atua como cirurgiã-dentista, a professora segue a mesma filosofia de trabalho. “Essa é minha principal linha de pesquisa, uma área na qual gosto de trabalhar nos diferentes níveis, do atendimento a pacientes a graduação e pós-graduação”.

Depois de conhecer mais sobre o Japão, trocar conhecimentos e trazer novas experiências para Ponta Grossa, Ana não esconde a satisfação em ter participado da iniciativa. “A nossa Odontologia não deve nada ao que é feito no exterior, estamos muito avançados na pesquisa e clínica odontológica aqui no Brasil”, comemora. A professora diz que voltou ao Brasil mais motivada a continuar suas pesquisas na área. “Essa experiência foi marcante em minha carreira. É algo inédito ter a chance de debater sobre materiais odontológicos com o próprio químico desenvolvedor dos produtos, só tenho a agradecer à Shofu pela oportunidade”, finaliza.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content