Anvisa avalia que HU-UEPG tem alta adesão em práticas de segurança ao paciente

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O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) conta com alta adesão em práticas de segurança ao paciente. O parecer é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, que atribuiu 95,24% de taxa de adesão nos protocolos analisados. A Anvisa avaliou 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. O relatório oficial saiu na última sexta-feira (11).

A avaliação leva em conta protocolos, manuais, mapas de processos, planilhas com indicadores e taxas do trabalho dos setores. A taxa é resultado do trabalho de todos os setores do Hospital, desde profissionais da saúde, área administrativa e de apoio, como ressalta o diretor geral do HU, Sinvaldo Baglie. “Essa conquista é resultado dos esforços de uma equipe unida por um bem comum: a segurança dos nossos pacientes. O reconhecimento das ações desenvolvidas demonstram qualidade, respeito e humanização no nosso trabalho”. Sinvaldo agradeceu o empenho e trabalho de todos os setores para que a nota fosse obtida. “Que a assistência prestada aos nossos pacientes seja cada vez mais segura e qualificada”, ressalta.

Trabalho

A Anvisa faz a avaliação desde 2016, em parceria com as coordenações estaduais, distritais e municipais de segurança do paciente. Entre os dados analisados estão a presença formal na instituição de um núcleo de segurança do paciente, planos de segurança implantados, infraestrutura, materiais disponíveis, protocolos de segurança, entre outros. No HU, o trabalho para que os protocolos sejam cumpridos nas conformidades técnicas é feito em equipe. Além dos profissionais que atuam para manter taxas e protocolos sejam bem avaliados, também atuam o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar e Hotelaria (NUCIH), em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH).

“O resultado mostra que a instituição está construindo sua trajetória da forma correta”, comemora a coordenadora do NSP, Nelizi de Paula Aires. “Isso nos deixa muito orgulhosos, pois realizar um atendimento de qualidade, seguro e centrado no paciente é nossa missão. Receber esse resultado nos motiva a continuarmos firmes em nosso propósito de prestar atendimento humanizado e de excelência”. Nelizi conta que, para manter o alto desempenho, o planejamento é continuar a promover a cultura de segurança do paciente. “A meta é continuarmos com nosso trabalho, com participação ativa de todos os profissionais, enfatizando a importância das ações já desenvolvidas, estimulando sempre a adoção de práticas seguras, o fortalecimento da cultura de segurança, a gestão de riscos e promover uma assistência à saúde mais segura e de qualidade”, completa.

A capacitação é uma das frentes para a busca constante na excelência do atendimento. Somente em janeiro, o Núcleo de Educação Permanente realizou 10 treinamentos com as equipes do HU e Humai. “E, para que isso melhore nos setores, fazemos planejamento e levantamento de capacitações necessárias para cada equipe”, explica a coordenadora Eva Joslaine Woellner. Para ela, o trabalho de capacitações impacta diretamente o atendimento ao paciente. “Fazemos isso justamente para a segurança deles”.

O trabalho é feito em equipe, como uma força-tarefa. “Fazemos busca ativa do que esta acontecendo em cada leito. Temos pacotes de medidas a beira leito, na assistência. A equipe é preparada e fazemos uma supervisão para ver se estão aplicando cada ação, sempre atuando com ações educativas”, explica Maria Dagmar da Rocha Gaspar, coordenadora do NUCIH. Para ela, a o resultado da avaliação da Anvisa demonstra que o trabalho realizado pelos profissionais está chegando até o paciente. “Motiva a gente a trabalhar cada vez melhor. Ficamos muito felizes e orgulhosos, porque quem está na linha de frente, que são as equipes, conseguiu entender a importância de fazer essa prevenção”.

Texto e Foto: Jéssica Natal


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