O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) organizou um encontro com entidades de saúde da região, para debater agendas de implementação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (15), na sede do Ambulatório, e reuniu profissionais da 3ª Regional de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
De acordo com Milene Zanoni, coordenadora do ASI, o objetivo do encontro foi fortalecer parcerias entre instituições. “Nosso objetivo é construir um planejamento estratégico de agendas inovadoras e integradoras para implementação das PICs, baseadas em um modelo de atenção humanizado, centrado na integralidade do indivíduo”, destaca.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi oficializada no Brasil em 2006, com o objetivo de promover tratamentos em saúde alternativos. O ASI trabalha desde 2021 com estímulo ao desenvolvimento integral da saúde da comunidade interna e externa, por meio das PICs, para autocuidado e manejo do estresse. “As práticas integrativas em saúde não substituem o papel de outras áreas do cuidado, mas complementam o trabalho das equipes e auxiliam na promoção à saúde da população, aumentando a resolutividade das ações”, complementa Milene.
Com ênfase nas estratégias de atenção à saúde da família, as Práticas podem ser incorporadas nos diferentes níveis de atenção à saúde. “É por isso que nos reunimos, pois a implantação em diferentes esperas da saúde pode contribuir para redução de custos no SUS, por exemplo, com a diminuição no uso de medicamentos”, completa.
Estiveram presentes no encontro, além de Milene, Tereza Lopes Miranda e Cleunice Castorina de Souza, do ASI; Luciana Querino, Fabiane Jarosz Knor Bamberg e Jucilene Thomaz Schomberger, da 3ª Regional; e Ângela Pompeu, do Conselho de Secretarias Municipais.
Texto: Jéssica Natal | Foto de Capa: Luciane Navarro | Foto interna: Divulgação