Na última sexta-feira (25), o projeto de extensão ‘ManipulAção: manipulando cosméticos e transformando vidas’, ligado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou uma atividade com trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro de Uvaranas (Acamaruva).
Os integrantes da Associação também aprenderam sobre higienização correta das mãos. “Apresentamos algumas placas de cultivo com crescimento de bactérias e fungos, coletados a partir de diferentes superfícies, como celular, das mãos após contato com cédulas de dinheiro, mochila e mouse“, acrescenta.
Participaram três alunas do curso de Farmácia, sob supervisão de Patrícia e da professora Patrícia Mazureki Campos. Os acadêmicos prepararam, durante dois meses, aproximadamente 80 sabões caseiros, para distribuição no dia da ação. Além da preparação, o grupo testou as possibilidades de fórmula, confeccionou o folder explicativo do sabão caseiro e o modo de preparo, além das placas de cultivo com crescimento de microrganismos.
As atividades na Acamaruva são recorrentes no Projeto. “Sair a campo auxilia na formação acadêmica e humana dos alunos, porque mostra realidades que muitas vezes eles desconhecem”, destaca Patrícia. Para ela, compartilhar conhecimento sobre questões relacionadas à saúde e qualidade de vida fortalece e valoriza o trabalho desempenhado pelos trabalhadores da Associação. “Ainda reforça a responsabilidade social e humana que os acadêmicos têm como profissionais de saúde”, completa.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Maurício Bollete