Alunos de Ciências Biológicas participam de aula ao ar livre no Buraco do Padre

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O Dia da Proteção às Florestas, celebrado anualmente em 17 de julho, teve um outro significado para os alunos do 2º ano do Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os acadêmicos realizaram uma aula ao ar livre no Parque Buraco do Padre como atividade para a matéria de Botânica Criptogâmica, junto à professora Melissa Koch, no último dia 06. Durante a manhã, os alunos puderam caminhar e observar as espécies nativas, para colocar em prática aprendizados da sala de aula.

Foi a segunda saída de campo da disciplina no período pós-pandemia. “Poder retornar às práticas de estudo em campo traz um novo e ainda maior olhar a necessidade da conservação da natureza, pois as áreas verdes naturais possuem valor intrínseco para a sociedade”, reforça Melissa.

A escolha do Parque foi específica: a disciplina de Botânica Criptogâmica estuda organismos terrestres que dependem da água para a reprodução e completar seu ciclo de vida. O Buraco do Padre, pela umidade da cachoeira do Rio Quebra-Pedra, propicia o crescimento e conservação das espécimes. “O caminhar ao longo das trilhas permite enxergar a natureza como um livro aberto, observando a biodiversidade”, explica Melissa. 

Melissa conta que os objetivos a serem atingidos no estudo de campo foram compreender a distribuição de espécies de liquens, fungos e plantas; correlacionar os hábitos e habitats dos espécimes; e aplicar os conhecimentos de identificação de organismos. “A atividade traz enriquecimento de detalhes ao processo de ensino aprendizagem no que diz respeito à compreensão e identificação das espécimes”, reforça.

A acadêmica Letícia Havrechaki da Silva comenta que conheceu o Parque por meio de uma saída de campo realizada pela UEPG, no primeiro ano de graduação. “Independentemente de quantas vezes eu tenha o privilégio de ir nesse lugar, vou me encantar com a vista, a trilha é absurda de diversidade”, relata. Para a estudante, as saídas de campo são extremamente importantes para visualizar na prática toda a teoria que aprendem em sala de aula. “Com as saídas, conseguimos extrair o melhor dos professores, eles conseguem explicar e mostrar o conteúdo que está sendo trabalhado, formando profissionais preparados para área de coleta e pesquisa”, finaliza. 

O aluno Pablo Victorio Garcia Bach considera que, para a formação de um biólogo, é imprescindível a experiência em campo, pois somente a teoria não consegue suprir toda a experiência necessária nesta carreira. “Saídas de campo como esta com a UEPG são de imensa valia. É graças ao ensino público e a democratização do turismo ecológico que saídas como estas são possíveis”, celebra. Pablo também reforça a beleza natural do parque, como a conservação da fauna e da flora que abriga. 

O Parque Buraco do Padre está inserido dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006, como uma Unidade de Conservação (UC) no Brasil com proteção integral no Domínio Mata Atlântica. Sua extensão abriga diversidade biológica com áreas naturais e presença de espécies endêmicas do Paraná. “A vivência enfatiza a necessidade da conservação ambiental, além da oportunidade de conhecer em campo distintas espécies”, reforça Melissa. 

Para Pablo, as aulas em sala ou laboratório devem estar em equilíbrio com as aulas práticas em campo. “Não basta a teoria sem o exercício da prática, pois é em campo que o aluno aguça e aflora seu senso científico e valida seu conhecimento”, finaliza o acadêmico. 

Texto: Amanda Santos e William Clarindo | Fotos: William Clarindo


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