Residentes do Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) receberam, na manhã desta quarta-feira (06), o Promotor de Justiça do Estado do Paraná, Fernando de Souza Verano Pontes. A atividade fez parte do encerramento da disciplina Ética Profissional e Bioética, ministrada pela professora Amanda Spósito Rangel, e aconteceu de maneira on-line para todos os residentes dos Programas de Residência Multiprofissional dos Hospitais da UEPG.
A disciplina traz discussões e abordagens práticas da ética profissional e bioética aos alunos. “A participação do Dr. Fernando no encerramento oportunizou o contato dos residentes diretamente com um membro do Ministério Público, para esclarecimento acerca das competências dos promotores e a atuação do órgão na defesa do direito à saúde”, explica a professora Amanda. “Essas conversas são extremamente importantes para a formação pessoal, enquanto cidadãos, e profissional, já que nossos residentes, assim como os demais profissionais hospitalares, são protagonistas na saúde, participando ativamente no atendimento dos usuários do SUS”, completa.
É a segunda vez que o promotor participa do encerramento da disciplina. “O Ministério Público tem por missão a defesa dos interesses da sociedade, dentre eles o de zelar pela efetiva prestação dos serviços de saúde pública. Por essa razão, é de grande importância que os profissionais da área saúde tenham conhecimento a respeito das atribuições do Ministério Público”, destaca o promotor Fernando. Segundo ele, a interação dos membros do Ministério Público com os profissionais da área da saúde pública auxilia a conhecer melhor as dificuldades encontradas no cotidiano. “Promove uma troca de informações relevantes, fortalecendo a comunicação entre os órgãos envolvidos, visando sempre melhor a prestação dos serviços públicos à coletividade”.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal