O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Secihla-UEPG) realizou, nesta sexta-feira (03), aula inaugural com o professor Emir Sader. O evento realizado no Grande Auditório, do Campus Central, reuniu cerca de 450 pessoas presencialmente, além de ser transmitido online pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead). Na oportunidade, o professor Emir abordou o tema o “Brasil do Século 21” sob uma abordagem política e econômica da América Latina.
Emir salientou no evento a importância da reflexão sobre essas primeiras décadas do século 21. Sua fala foi seguida por perguntas do público que fomentaram o debate. “O Brasil no século 21 tem situações positivas e negativas, infelizmente vivemos numa circunstância muito dramática. Temos que analisar por que chegamos a isso, e como vamos sair disso. Só o resgate da democracia permite superar essa crise”, avalia.
O palestrante destacou também o carinho que sente em falar para o público universitário, sobretudo em uma instituição pública: “Falar numa Universidade é falar para o meu público mais querido. Eu me formei em Universidade Pública, em escola pública, é o lugar em que eu me sinto bem, com professores, com alunos, com trabalhadores, é o espaço democrático por excelência. Agradeço muito à Universidade Estadual de Ponta Grossa por ter me acolhido aqui”.
Emir Sader ainda fez uma avaliação sobre a importância do debate e reflexão em ano de eleição, como este. “Eu acho que são eleições decisivas pro futuro do Brasil por muito tempo, então é preciso ter o máximo de consciência sobre o quê significa continuar o Brasil como ele está hoje ou resgatar a democracia, retomar o crescimento econômico e a distribuição de renda. Então, só com uma profunda consciência de toda a população nós podemos ter um resultado positivo”, conclui.
O Palestrante
Emir Sader é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É secretário-executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e coordenador-geral do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O palestrante é autor de uma vasta obra bibliográfica, composta por 96 livros (entre autoria, co-autoria e organização), 154 publicações como capítulos de livros, 243 em periódicos e 736 em jornais de notícias e revistas. Foi ainda o organizador (com Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile), autor e principal idealizador da Latinoamericana: Enciclopédia Contemporânea de América Latina e do Caribe, vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro do ano de não-ficção em 2007.
Texto e fotos: Cristina Gresele