O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG) realizou em 7 de março aula inaugural com a professora Catarina Tomás, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e integrante do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O evento, transmitido pelo Youtube, foi realizado em parceria com o Colegiado do Curso de Pedagogia e com o Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/CNPq).
A professora Catarina Tomás discorreu sobre o tema “Quem precisa de direitos da criança? Participação, política, pesquisa e práticas” e abordou questões relacionadas às concepções de criança e de infância, sob a perspectiva dos direitos, culturas e potência enquanto sujeitos. Catarina enfocou a dimensão da participação da criança, afirmando que este direito não pode ser deturpado ou utilizado para fazer valer o olhar e a compreensão adultocêntrica da realidade.
A professora Graciete Tozetto Goes, coordenadora do curso de Pedagogia da UEPG, afirmou, durante a abertura do evento, que a aula inaugural contribui para que acadêmicas e acadêmicos do cursos de pedagogia, bem como os estudantes da pós-graduação, desenvolvam estudos, pesquisas e aprofundamentos teóricos considerando as culturas da infância”.
Durante a abertura do evento, a professora Simone Regina Cartaxo, Coordenadora da Pós-Graduação em Educação da UEPG, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da realização do evento em parceria com o curso de pedagogia, respeitando os objetivos em comum. “Desde a formação inicial, entende-se que a pesquisa é um processo imprescindível para ao profissional da educação, articulado aos núcleos e grupos de pesquisa, bem como a Pós-graduação Stricto Sensu”. Cartaxo complementou que, nesse sentido, o Programa busca subsidiar a formação de pesquisadores capazes de analisar situações educacionais e de intervir na sociedade.
Até o fechamento desta matéria,o vídeo do evento estava com 2.846 visualizações e muitas participações. Daiana Camargo, que acompanhou a transmissão, exaltou nos comentários que a aula era uma delicadeza “pela infância, pela potência de seus dizeres e fazeres, seus direitos e saberes! Parabéns pela temática”.
“A discussão sobre a infância e a educação infantil fortalece a articulação da pós-graduação com a sociedade em sentido de retroalimentação entre o conhecimento acadêmico e as práticas sociais e culturais”, avaliou a organização após o evento.
Texto: Luciane Navarro Foto: Fabio Ansolin