Desde a última quinta-feira (09), o Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) conta com mais 19 leitos clínicos para receber pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Os leitos foram disponibilizados no 5º andar do hospital e é fruto do remanejamento realizado devido à diminuição das cirurgias e procedimentos eletivos.
Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Augusto Krum, “com os 19 leitos a mais, a enfermaria do HU, que é referência para o tratamento da Covid-19, passa a contar com 34 leitos disponíveis para toda a região dos Campos Gerais”. Além disso, o hospital pretende implementar, dentro de um mês, mais 20 leitos clínicos para atender os casos de Coronavírus.
A instituição também planeja aumentar o número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atualmente conta com 20 leitos. “Recebemos, através da Regional de Saúde, um empréstimo de quatro conjuntos de aparelhos para UTI que eram da cidade de Castro e mais dois conjuntos do Ministério da Saúde. Em breve, nós poderemos abrir mais 10 UTIs para atender a população dos Campos Gerais”, explica o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto, que ressalta a importância de os hospitais trabalharem de maneira integrada, fornecendo leitos para as regiões que estão vivenciando o momento de pico da doença.
Para o reitor, a Universidade Pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam ser valorizados. “O papel de uma universidade vai além da sala de aula. Estamos atuando ativamente por meio dos nossos professores, alunos e agentes, que se engajaram em várias ações de combate à Covid. Tudo isso demonstra como é relevante a comunidade ter uma universidade pública forte, de qualidade e que receba investimentos. É preciso falar também sobre o papel do SUS e dos hospitais conveniados que estão fazendo um ótimo trabalho. Por isso, destaco o fortalecimento dessas instituições tão importantes: a universidades pública e o SUS”, finaliza.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: Aline Jasper