Neste domingo (19), alunos e residentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram avaliações físicas para a comunidade, na região central de Ponta Grossa. A equipe foi composta por alunos do curso de Bacharelado em Educação Física e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação do Hospital Universitário. No total, 40 pessoas receberam avaliações do grupo, das 9h às 12h.
Os voluntários também realizaram testes motores, como flexão de braço, testes de sentar e levantar em 30 segundos e teste de funcionalidade para idosos. “A maioria da pessoas nós avaliamos eram idosas, então a troca de experiências foi muito rica, pois avaliamos perfis de várias pessoas. Para os acadêmicos e residentes é fundamental colocar em prática o que estão aprendendo em aula e em estágios no HU”, completa. Para Natally Müller da Silva, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física, a atividade foi importante para colocar em prática o que aprende em sala de aula. “Ter a oportunidade de ajudar a comunidade e também aplicar os meus conhecimentos foi, sem dúvidas, um ganho muito grande. Aprendi demais e pretendo participar sempre que tiver oportunidade”, ressalta.
Rafael Sochodolak é residente em reabilitação no HU e participou das ações do último domingo. Para ele, a Educação Física é uma área que abrange a prevenção até a reabilitação, por isso ações com a comunidade são importantes. “A partir da realização de avaliações e testes físicos básicos, podemos demonstrar para o indivíduo a sua condição de saúde e de performance, chamando atenção para os aspectos que podem ser melhorados”, explica. Rafael ainda conta que a realização de exercícios físicos pode auxiliar na manutenção da qualidade de vida e bem estar. “Por isso, nossa atuação profissional é extremamente importante, pois também somos uma profissão da área da saúde”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação