Defesas de TCC marcam início das aulas teóricas em Odontologia

Compartilhe

Os alunos do último ano do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retornaram às aulas teóricas com apresentações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vinte e seis estudantes apresentaram seus projetos de maneira remota, via Google Meet, de quarta a sexta-feira da última semana, com defesas de trabalho durante a manhã e tarde.

Vinícus Zacharias Núgoli é apaixonado pela área protética, que busca reabilitar o sorriso com produção de próteses dentárias. “Como eu sempre gostei dessa área, acabei desenvolvendo um trabalho nessa linha de raciocínio. Desenvolver esse trabalho em uma área que eu gosto acabou me enriquecendo muito mais profissionalmente”, destaca.

O acadêmico estudou a resistência de resinas convencionais e se elas poderiam ou não serem feitas em polímeros em ciclos de micro-ondas. “Pegamos as resinas convencionais para serem polimerizadas em micro-ondas e comparamos com diferentes ciclos para verificar se havia uma diferença significativa. Concluímos que as resinas convencionais poderiam se polimerizadas em ciclos curtos de micro-ondas sem gerar danos”, conta. O resultado mostrou que, com o novo modelo de confecção das próteses, o tempo trabalho seria reduzido. “Foi um trabalho muito enriquecedor para minha formação. No mercado de trabalho, pretendo aplicar o máximo possível do que aprendi, na prática clínica”, completa.

O fato de a apresentação dos trabalhos acontecer de maneira remota, como aconteceu também em 2021, está longe de ser uma limitação para os alunos, segundo o professor do Departamento de Odontologia, Alfonso Sanchez Ayala. “Os alunos vêm demonstrando alta competência e intensidade para nos mostrar seus estudos. Essa intensidade não apenas mostra o caráter de seu profissionalismo, mas também amor pela profissão e grande respeito por nossa instituição”, ressalta.

O professor, além de orientar bancas de TCC, é coordenador da Comissão de TCC do Departamento. Segundo ele, a grande maioria dos alunos realizam apresentações e defesas de nível profissional. “Para o aluno acima da média, o TCC será realmente um desafio, pois para este tipo de aluno não existe um ‘trabalhinho’ burocrático. Eles irão considerar o seu trabalho o ‘melhor do mundo’ e não medirão esforços para demonstrar isso a eles mesmos, seus colegas, seus pais e para a banca avaliadora”.

Ciência

Eduarda Rogalla Silveira foi uma das acadêmicas que demonstrou o amor pela ciência na conclusão do seu TCC. “Irá influenciar muito no meu futuro domínio clínico, porque a ciência é a base para qualquer procedimento. Saberei como não me precipitar e sempre buscar o melhor para os meus pacientes”, conta. A aluna ainda destacou o auxílio dos professores para a elaboração do trabalho. “Não saberia de que direção partir e eles me guiaram e me mostraram não só o norte, mas também como deixar o trabalho mais bem elaborado possível”.

A influência das curvas dos dentes da mandíbula na performance mastigatória foi tema do TCC de Vitória Juliane de Oliveira, que realizou o trabalho em dupla com Yasmin Reis.  “Queríamos saber se as curvas melhorariam a mastigação de usuários de próteses totais. A execução do trabalho me fez aprimorar meus conhecimentos e habilidades na confecção de próteses”, conta. Assim como Vitória,  Amanda Diaz também destaca o trabalho dos professores do Departamento no desenvolvimento do conhecimento científico. “Ajudaram a entender a importância da inclusão do cirurgiã dentista para a saúde e estavam sempre à disposição, para ajudar e também esclarecer dúvidas”.

Segundo o professor Alfonso, o TCC tem o objetivo geral de introduzir o aluno na metodologia científica, de forma que os estudos podem ser mais elaborados quando se relacionam a projetos de iniciação científica ou pós-graduação. “Independentemente se eles têm o perfil de consultório, de pesquisador, de saúde coletiva ou hospitalar, o TCC dentro da área que eles gostem será o passo final ou a porta que eles terão que passar antes de iniciar a vida profissional, e quando as coisas começam bem, geralmente se desenvolvem bem também”, finaliza.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content