Ao longo dos mais de 50 anos de existência, a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG) passou por transformações para atender a comunidade acadêmica. Para acompanhar as alterações, a equipe da Bicen-UEPG precisou se adaptar e buscar novas formas de atendimento. Com seis bibliotecárias, hoje, a Biblioteca conta com uma equipe que está em sintonia com as mudanças da profissão. Em comemoração ao Mês do Bibliotecário, as profissionais compartilham suas histórias e refletem sobre o trabalho.
A biblioteca como espaço de trocas
Além de suas funções como diretora, Eunice trabalha uma vez por semana nas mesas de atendimento da Bicen. “Precisamos criar um espaço que o aluno chegue e fique à vontade e que ele tenha um espaço de convivência. Toda biblioteca deve pensar não só em oferecer um lugar para estudos e silêncio, mas também um lugar de troca de ideias e lazer”, adiciona. O contato direto oportuniza à Eunice compreender como o espaço da Bicen é utilizado, além de conhecer a comunidade universitária.
Contato direto
O desenvolvimento de novas tecnologias pode desestimular a visita à biblioteca física, Ivani da Silva, do Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. “Então precisamos buscar mais atrativos
“A missão do bibliotecário é levar informação ao usuário e contribuir para a formação acadêmica”, reflete a bibliotecária Joseani Maria Ferro Alves, chefe da Divisão de Circulação e Empréstimo. Alves também enaltece o setor que atua, o de atendimento. “Eu sempre gostei de estar no atendimento e prefiro estar em contato com o usuário. Estou na etapa final do serviço, onde tudo acontece, no coração da biblioteca”.
O atendimento direto da Bicen não envolve apenas o empréstimo de livros, mas também foca em orientações para uso de acervos online e normalização de trabalhos científicos. Durante a pandemia, este serviço precisou ser realizado de forma remota. “Foi um serviço muito importante realizado por nós ao longo da pandemia”, conta Angela Maria de Oliveira, do Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. Mesmo no regime presencial de atividades, parte dos atendimentos também serão feitos pelo regime remoto.
“Hoje, para atender as solicitações de informação, a biblioteca procura trabalhar mais com o virtual. Então, a gente vê que a profissão tem se ajustado às novas tecnologias, no entanto, ela nunca vai deixar de ter o contato face a face”, afirma Maria Luzia Fernandes Bertholino, chefe da Seção de Tratamento da Informação.
Atividades remotas
Conforme avançaram as atividades remotas, a Bicen-UEPG participou da elaboração de um consórcio com as Bibliotecas das Universidades Estaduais do Paraná. O consórcio realizou um levantamento de plataformas e, com recursos do Governo do Estado do Paraná, foi adquirido o acesso ao sistema Minha Biblioteca, já disponível pela Bicen.
“Teve todo um empenho no coletivo para que este consórcio pudesse acontecer e hoje podemos afirmar que a Biblioteca Central da UEPG conseguiu uma grande conquista para a comunidade acadêmica da região”, comemora Eunice. Posteriormente, a Bicen também adquiriu acesso a outras plataformas, como a Saraiva Jur, com mais de 2 mil títulos específicos para a área de Direito.
Processo de virtualização
Em suas orientações, Ivani percebe que os acadêmicos têm cada vez mais facilidade e acesso a acervos digitais, mas destaca que a essência do trabalho continua a mesma. “Sempre vai existir na essência do nosso trabalho a busca pelo livro na prateleira, ajuda para localizar algum acervo físico entre outras funções, mas não podemos ficar atrás, a tecnologia vem para mostrar que a gente pode fazer muito mais e que a gente pode atingir um maior número de pessoas”, considera. “Muda o suporte, mas não muda a essência”, brinca Maria Luzia.
Mesmo com as inovações tecnológicas, as bibliotecárias da Bicen continuam a cuidar e proteger o acervo físico da instituição. “Sempre vai caminhar junto o impresso e o online, um complementa o outro e dessa forma o acervo se enriquece e se renova constantemente”, finaliza Eunice.
Histórico
Angela Maria de Oliveira é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha no Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. Angela representa a UEPG no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB14-ABNT).
Eunice Silva de Novais é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 25 anos. Ingressou na instituição em junho de 1996 e atualmente é diretora da Biblioteca Central da UEPG. Eunice também trabalha uma vez por semana no setor de atendimento.
Ivani da Silva é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha no Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações.
Josiane Maria Ferro Alves é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha como Chefe da Divisão de Circulação e Empréstimo.
Maria Luzia Fernandes Bertholino é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 29 anos. Ingressou na instituição em maio de 1993 e atualmente trabalha como Chefe da Seção de Tratamento da Informação.
Vera Lucia Braga da Silva completa a equipe de bibliotecárias. Londrinense, Vera completa 28 anos de UEPG em abril e atualmente trabalha no campus Central. Ela também auxilia na organização e atualização do acervo de periódicos. Como suas colegas, Vera acompanha a evolução dos arquivos abertos e busca fontes virtuais que possam contribuir para ampliar os recursos bibliográficos da Bicen.
Texto: Julio César Prado e William Clarindo | Fotos: William Clarindo