UEPG concede bolsa permanência para estudantes negros

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), publicou edital para concessão de oito bolsas permanência a estudantes negros da graduação e pós-graduação. As inscrições estão abertas até o próximo domingo (26) e devem ser feitas de forma online. O resultado está previsto para ser divulgado em 31 de março, no site da Prae

No total, são cinco bolsas para alunos das graduações em Ciências Biológicas, Administração e Engenharia de Alimentos e Medicina. Para a pós-graduação, serão três bolsas no total, para os Programas em Estudos da Linguagem, Jornalismo e Educação. O financiamento ocorrerá durante todo o período do curso, a partir de 2023, em pagamentos mensais de R$ 1.000,00 na graduação e R$ 3.500,00 na pós-graduação. 

As bolsas são oriundas de um programa de financiamento estudantil da rede de supermercados Carrefour, criado a partir de acordo judicial a ser cumprido pela empresa.  A pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ione Jovino, destaca que o fato da UEPG ter sido escolhida para o Programa é um reflexo das ações afirmativas da instituição. “Conseguimos um número de bolsas similar ao de universidades maiores. O fato de atendermos todos os critérios para conquistar as bolsas é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho”.

Além da UEPG, participam do programa outras Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Todas as universidades que receberão verba para a concessão das bolsas pelo projeto passaram por processo seletivo que analisou diferentes critérios, como existência de políticas afirmativas para a inclusão e permanência de acadêmicos negros. Ione explica que as cotas raciais dos processos seletivos, utilizados pela UEPG desde 2007, são o principal critério para conquistar a bolsa. “O objetivo da bolsa é garantir que o aluno não precise abandonar os estudos por necessidades financeiras e possa vivenciar a universidade em sua plenitude, participando de projetos de pesquisa e extensão”. 

Para a seleção dos candidatos, a Prae fará análise da documentação enviada e a banca de heteroidentificação, em datas de convocação a serem confirmadas. Estão isentos de passar pela banca candidatos que participaram de seleções nos anos anteriores, desde que informem o processo seletivo na inscrição. 

Mais informações para bolsas da graduação estão aqui e pós-graduação estão aqui.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Jéssica Natal 


Compartilhe

 

Skip to content