![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/Professor-Marcos-Pileggi-Microbiologia-Foto-Jéssica-Natal-1-1232x821.jpg)
![](https://www.uepg.br/wp-content/uploads/2025/02/Professor-Marcos-Pileggi-Microbiologia-Foto-Jéssica-Natal-1-1232x821.jpg)
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram contemplados com financiamento para pesquisas pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. Dezessete projetos desenvolvidos por eles na instituição nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais Aplicadas foram selecionados, por meio de processo seletivo aberto a docentes de instituições de ensino superior do Paraná.
Os professores contemplados são: Alessandro Nogueira, Aline Alberti, Giliardi Dalazen, Giovani Marino Favero, Marcos Pileggi, Sergio Ricardo de Lazaro, Antônio Liccardo, Ana Lúcia Pereira, Vera Lucia Martiniak, Bruno Pedroso, Flávio Beltrame, Erildo Vicente Müller, Paulo Vitor Farago, Jasmine Cardozo, Alfredo Cesar Antunes, Mirna Medeiros e Adriana Scoton. O objetivo da bolsa produtividade é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico através do financiamento de projetos coordenados por professores que se destacam em suas áreas do conhecimento, por meio de publicações e orientações realizadas.
O financiamento das bolsas produtividade representa um investimento de mais de doze milhões de reais (R$ 12 mi) para fomentar a atividade de pesquisadores selecionados para realizar estudos em diferentes áreas do conhecimento, abrangendo diferentes temáticas. Muitos dos projetos contemplados com o aporte são contínuos e vinculados a ações de pesquisa mais amplas, realizadas pelos professores da Universidade. O início do convênio para o pagamento do aporte será celebrado em março, com duração de vinte e quatro meses.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEPG, professor Renê Francisco Hellman, exalta a conquista e destaca que os pesquisadores agraciados pela bolsa representam a qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade e o esforço dos programas de pós-graduação da instituição. “É uma grande alegria para a Propesp e para a Universidade compartilhar essa vitória com a comunidade acadêmica”, celebra o pró-reitor. Os dezessete professores da UEPG selecionados para receber a bolsa produtividade da Fundação Araucária destacam-se em suas áreas de atuação profissional.
Conheça os pesquisadores e seus trabalhos
O pesquisador Alessandro Nogueira, engenheiro agrônomo e professor do Departamento de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Alimentos (PPG-CTA) da UEPG conquistou recursos para realizar o estudo “Desenvolvimento de novas bebidas de maçãs considerando aspectos de saudabilidade, sustentabilidade, conservação e de aceitação sensorial”. Também representando o PPG-CTA, a sua coordenadora, professora Aline Alberti, foi selecionada para o processo seletivo e que irá desenvolver a pesquisa “Extração e aplicação de compostos de alto valor oriundos dos resíduos agroindustriais de erva mate através do conceito de biorrefinaria”. Alberti possui experiência com estudos envolvendo tecnologias de alimentos, bebidas e produtos de origem animal.
Doutor em Fitotecnia, o professor de Agronomia Giliardi Dalazen emprega seu conhecimento no manejo vegetal e controle de ervas daninhas no estudo intitulado “Uso de plantas de cobertura para o manejo integrado de plantas daninhas resistentes e tolerantes a herbicidas nas culturas da soja e do milho”. Autor do projeto “Interação imuno-celular em processos fisiopatológicos, uma abordagem in vitro, in vivo, in sílica e no contexto de saúde única”, o professor Giovani Marino Favero é chefe do Departamento de Biologia Geral da UEPG. Favero é formado em Farmácia- Bioquímica pela instituição e doutor em Alergia e Imunopatologia.
O professor dos programas de pós-graduação em Biologia Evolutiva e Ciências Farmacêuticas da UEPG, Marcos Pileggi, é graduado em Biologia e doutor em Genética. Por meio da bolsa-produtividade, poderá desenvolver a pesquisa “Utilização de DNA ambiental bacteriano na represa dos Alagados, Ponta Grossa, para predição de impactos relacionados com superpopulações de cianobactérias e microcrustáceos”. Com experiência em Química, tanto teórica quanto computacional, o professor do Programa de Pós-graduação em Química da UEPG, Sérgio Ricardo de Lazaro, desenvolverá a pesquisa “Simulação de materiais funcionais para geração de radicais livres através de fotocatálise heterogênea para aplicações ambientais, sanitárias e industriais”.
O diretor do Museu de Ciências Naturais da UEPG e professor professor do Departamento de Geociências, Antônio Liccardo, também é um dos pesquisadores contemplados pelo recurso da bolsa-produtividade com o estudo “Adequação museológica do Museu de Ciências Naturais da UEPG”. Ana Lúcia Pereira, professora do Departamento de Matemática (Demat) e dos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG desenvolverá o projeto “Promoção da Educação Inclusiva: Formação de Professores para o Manejo de Transtornos Globais do Desenvolvimento na Educação Básica e no Ensino Superior”.
O professor Flávio Luís Beltrame, doutor em Química Orgânica, teve o projeto “Estudo de estabilidade química e microbiológica, e avaliação clínica de produto farmacêutico na forma de hidrogel contendo peptídeos de pele de tilápia com potencial ação antimicrobiana e cicatrizante para uso médico-veterinário” aprovado no processo seletivo. Na área da saúde, a UEPG também está representada pelo projeto “Contextos epidemiológicos, biológicos e de qualidade de vida de indivíduos convivendo com HIV/AIDS”, do professor Erildo Vicente Muller, doutor em Saúde Coletiva e chefe do Departamento de Saúde Pública.
Doutor em Química, Paulo Vitor Farago é professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG e pesquisador nos PPGs em Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde e Odontologia. Seu trabalho aprovado é intitulado “Desenvolvimento tecnológico e avaliação in vitro e in vivo de micropartículas poliméricas contendo curcumina e piperina no metabolismo lipídico”. A professora do Departamento de Educação e do PPG em Educação da UEPG, Vera Lúcia Martiniak, desenvolverá a pesquisa “A circulação de livros escolares nas escolas étnicas do paraná (1853-1889): uma perspectiva transnacional”. Martiniak é doutora em Educação.
A autora do projeto “Interpretação ambiental como ferramenta de educação ambiental: Tecnologia em meios interpretativos visando a conservação do patrimônio paranaense”, Jasmine Cardozo, é doutora em Geografia e docente do Departamento de Turismo e dos PPGs em Gestão de Territórios e Geografia da UEPG. Também na área do Turismo, a doutora em Ciências e professora do Detur e do PPGCSA, Mirna Medeiros realizará o estudo “Indicações Geográficas Paranaenses: Na pauta ou na pasta?”.
O projeto “Inovação curricular no processo de formação profissional em educação física no estado do paraná: análise das universidades públicas” é coordenado pelo professor Alfredo Cesar Antunes, pesquisador em Ciência do Desporto e docente nos PPGs em Ciências Sociais Aplicadas e Educação da UEPG. Representando o setor de Engenharias, a doutora em Ciências e Engenharia de Materiais, Adriana Chinelatto, docente do Departamento de Engenharia de Materiais e do PPG-CTA, realizará, com os recursos da bolsa-produtividade, a pesquisa “Obtenção de eletrodos com camada funcional BCZY/LNM para o uso em Células a combustível protônicas reversíveis de óxido sólido”.
De autoria do professor do Departamento de Educação Física e do PPG em Ciências Sociais Aplicadas, doutor Bruno Pedroso, o projeto “Análise da produção técnico-científica de bolsistas de produtividade do CNPq na área do conhecimento de Educação Física no quadriênio 2021-2024” também foi aprovado. A lista com os projetos aprovados pode ser conferida em edital, onde também estão listadas as pesquisas em cadastro reserva.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Aline Jasper, Domitila Gonzalez, Gabriel Miguel, Jéssica Natal e Arquivo Pessoal