“A atividade proporcionou um grande encantamento nos alunos. Foi uma via dupla: os alunos do Colégio ficaram estimulados pela Universidade e os acadêmicos que fizeram as atividades tiveram muito prazer em dar aula e ensinar”, reflete o professor Sandro Xavier de Campos, tutor do PET Química.
“Eu não conhecia a estrutura da UEPG, principalmente os laboratórios e a Biblioteca, que achei muito bonita”, avalia o estudante Thiago Mika, que participou da atividade. “Dá pra perceber que é um ambiente muito dinâmico, cada pessoa faz uma coisa diferente e está gostando do que faz”, adiciona.
O integrante do PET Química, Luiz Guilherme Soares do Amaral, entende a importância do projeto. “Com as visitas, nós difundimos a cultura da Universidade e aproximamos os estudantes das escolas com a UEPG e com o curso de Química, que pode vir a ser uma escolha de curso”, pensa.
Para Gustavo de Paula, acadêmico de Química, as oficinas familiarizam os estudantes com os ambientes da UEPG e com experimentos químicos. “Normalmente, as escolas têm poucos recursos e não podem fazer vários experimentos. Com a estrutura da Universidade, os estudantes podem ter contato com experimentos mais diversificados e complexos”, ressalta. O acadêmico também vê a oportunidade de divulgar as partes mais legais do curso. “Muitas vezes, a Química é vista como uma ciência chata e difícil, com muitos cálculos, que espanta alunos. Essa atividade cria consciência sobre a importância e as aplicações cotidianas da nossa área”, finaliza Paula.
Texto: William Clarindo | Fotos: Fabio Ansolin