O projeto de extensão Internacionalização Cidadania e Direitos Humanos (Intermig) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vinculado ao Departamento de Serviço Social, promove no próximo dia 30 de julho a campanha Coração Azul – Contra o Tráfico de Pessoas.
“A UEPG participa através das ações do projeto Intermig junto a migrantes e refugiados. Esta campanha é de mobilização, esclarecimento e alerta para o tráfico de pessoas”, explica a professora do departamento de Serviço Social e coordenadora do projeto Intermig, Luiza Bittencourt Krainski.
Como forma de enfrentamento e mobilização contra o tráfico de pessoas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) lançou esta campanha que está aberta a todos que queiram participar e usar o Coração Azul como símbolo de apoio à luta contra o tráfico de pessoas.
“Precisamos conhecer para prevenir. O combate exige esforços do poder público através da informação e encaminhamentos necessários, e que a sociedade civil verifique situações suspeitas. O tráfico pode ser comparado nos dias atuais a uma forma de escravidão moderna. A vítima ou as vítimas, após inúmeras promessas, só percebem quando chegam ao destino. Alguns exemplos são os casos de jovens modelos e de adolescentes recrutados como jogadores de futebol”, salienta a professora.
O Coração Azul leva a uma conscientização sobre a necessidade de lutar contra o tráfico de pessoas e conhecer quais são seus impactos na sociedade. Os coordenadores explicam que o símbolo do Coração Azul traduz a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e remete à insensibilidade dos que compram e vendem outros seres humanos.
Os números para realizar a denúncia de tráfico de pessoas são 100 e 180.
Texto: Julio César Prado Foto:Foto Públicas