Proex-UEPG recebe veículo novo do Fundo Paraná

Compartilhe

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu um Fiat Cronos, no valor de R$ 103.832, com recursos provenientes do Fundo Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é que o automóvel seja utilizado para levar os trabalhos da Proex aos bairros da cidade e também aos municípios vizinhos atendidos por ações da UEPG.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, explica que toda a frota da Universidade está à disposição dos professores para que possam desenvolver suas pesquisas e projetos de extensão. “Foi uma política implementada na atual gestão, que permite aos interessados solicitar diretamente a utilização [dos veículos], mediante agendamento. Isso facilita a chegada da extensão às comunidades. Os professores precisam ter autonomia nesse processo”, destaca.

O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, lembra que uma boa estrutura, incluindo os veículos, facilita o trabalho de levar a UEPG até a população e a comunidade. “Temos que incentivar os colegas a usarem essas ferramentas para expandir suas atividades”.

Com a inclusão da extensão na grade curricular dos alunos da UEPG desde 2022/2023, levar a Universidade para junto da sociedade tornou-se uma dinâmica ainda mais presente na Proex. “A curricularização deve estar na comunidade. Esse é o caminho”, explica a pró-reitora da Proex, Beatriz Gomes Nadal.

Renovação da frota de veículos

Em 2018, no início da atual gestão, a UEPG contava com 91 veículos. Muitas dessas unidades já apresentavam sinais evidentes de desgaste, com alta quilometragem e manutenção frequente, o que comprometia a segurança, a eficiência e a continuidade das atividades institucionais.

Com foco na reestruturação da logística e no fortalecimento da infraestrutura de transporte, a instituição promoveu, ao longo do período, a aquisição de 70 novos veículos, entre automóveis, vans e ônibus. Paralelamente, 53 exemplares antigos e inservíveis foram oficialmente baixados, considerando critérios técnicos como obsolescência, elevado custo de manutenção ou inadequação ao uso atual.

Atualmente, a frota da UEPG conta com 108 veículos em operação. “Mais do que ampliar a capacidade logística, essa renovação significou um salto qualitativo: boa parte da frota foi modernizada com modelos mais seguros, eficientes e adequados às necessidades da instituição. Isso resultou em maior confiabilidade nas viagens, redução de custos operacionais e melhores condições para servidores, docentes e discentes”, explica a coordenadora de logística da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (CLog-Proad), Ana Paula de Freitas Pacheco.

O pró-reitor de Assuntos Administrativos (Proad), Emerson Hilgemberg, também destaca a importância dos transportes dentro da UEPG. Segundo eles, os veículos atendem diariamente não apenas às ações de extensão, mas também a projetos de pesquisa, visitas técnicas, aulas de campo, eventos e diversas atividades ligadas ao ensino superior. “É por meio dessa estrutura que a instituição cumpre sua missão pública de integrar conhecimento, desenvolvimento regional e transformação social”.

Estiveram presentes na entrega do automóvel, o reitor Miguel Sanches Neto; o vice-reitor Ivo Mottin Demiate; a pró-reitora da Proex, Beatriz Gomes Nadal; o pró-reitor da Proad, Emerson Hilgemberg; a diretora de Extensão Universitária da Proex, Marina Tolentino Marinho; a analista de projetos da Proex, Carmen Guimarães; e a assessora Laíse Costa.

Texto: Helton Costa/Foto: Fabio Ansolin

Compartilhe

 

Skip to content