Na manhã da última terça-feira (28), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu 26 estudantes de escolas públicas e privadas para a premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia encerra o ciclo que teve provas aplicadas em 2021.
Na PR01, 1984 alunos receberam menções honrosas, 20 professores e 18 escolas foram premiadas Um dos medalhistas foi Ricardo Catapan Fidelis, aluno do 3º ano do ensino médio. “Sempre me interessei por essa parte de matemática, principalmente de Olímpiada, porque são questões que fogem um pouco das que vemos na escola e nos fazem pensar fora da caixa”, comemora. Ricardo conta que sempre gostou de resolver questões matemática que não sejam convencionais. “Isso acaba sendo uma preparação para as provas que terei durante a vida, como PSS e Vestibular”. Os planos para o futuro já existem: “pretendo seguir na área de Engenharia Química. Essa premiação, para mim, é uma conquista, um reconhecimento de tudo que estudei até aqui e uma felicidade por ganhar em uma área que gosto tanto”.
Ricardo é filho do servidor da UEPG, Marcos Vinicius Fidelis. O gosto pela área de exatas é o legado que o pai deixa para o filho. “É uma satisfação incrível ver meu filho se desenvolvendo e se preparando para o Vestibular e, quem sabe, entrando aqui na UEPG ano que vem, então é uma alegria o tempo inteiro”, ri. A mãe, Andreia Regina Catapan, relembra que o filho tem gosto pela matemática desde os 5 anos. “Ele sempre teve uma inclinação fortíssima para matemática, desde os 5 anos vimos que ele gostava dessa área e fomos trabalhando isso nele. Por isso ver meu filho aqui é um grande orgulho”, adiciona.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Apoio
Para a realização da 16ª Obmep, a organização contou com a parceria do NRE Apucarana, professores Adilson Fernandes da Cruz e Maria de Lourdes Deneca; NRE Área Metropolitana Norte (NRE AMN), professor Valdo de Souza Melo; NRE Área Metropolitana Sul (NRE AMS), professora Juliana Sucek Bregochi Miranda; NRE Cornélio Procópio, professora Vanessa Aparecida Venâncio da Silva; NRE Curitiba, professor Mario Fernando Veronez; NRE Guarapuava, professora Adriane Eleutério Souza; NRE Ibaiti, professora Roselis Abucarub de Mattos; NRE Irati, professora Evelyn Luitz; NRE Ivaiporã, professora Sueli Trentini Linhares; NRE Jacarezinho, professora Suziel Alves Oliveira; NRE Londrina, professoras Sueli da Silva Rossi e Patrícia Aparecida Soller Carmona de Queiroz; NRE Maringá, professora Sueli Ibanes; NRE Paranaguá, professora Estela Mara da Silva Demenech; NRE Pato Branco, professora Jussany Maria de Barros Moreira; NRE Ponta Grossa, professora Sandra Mara Dias Pedroso; NRE Telêmaco Borba, professora Fabiana Rosa; NRE União da Vitória, professora Ana Claudia Olekszyszen; NRE Wenceslau Braz, professora Cristiane Caporaso Barbosa.
Texto e fotos: Jéssica Natal | Fotos de outras premiações: Divulgação Obmep