Bacharelado em Geografia da UEPG atua na revisão do plano diretor de Cerro Azul

Compartilhe

O curso de Bacharelado e o Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atuarão na revisão do plano diretor de Cerro Azul, cidade a 87km de Curitiba. A ação acontece após acordo entre a Universidade e a Prefeitura do Município, na última quinta-feira (23), durante reunião na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O trabalho será coordenado pelos professores da UEPG – Marcio Jose Ornat, coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia, e Andrea Tedesco, Pró-Reitora de Planejamento e docente do Departamento de Geociências. Segundo Marcio, o convênio tem finalidade pedagógica e extensionista. “É parte de um macroprojeto do curso de Bacharelado em Geografia, que visa incorporar à formação dos discentes o conhecimento por meio da prática na elaboração de Planos de Desenvolvimento Urbano e Regional, atuando essencialmente na revisão de Planos Diretores de municípios com IDH médio e baixo no Paraná”, destaca.

De acordo com Andrea Tedesco, o projeto mostra a importância da aplicação do conhecimento produzido nas Universidades na colaboração com a sociedade, especialmente em municípios que teriam mais dificuldade na captação de recursos para contratação de trabalhos técnicos dessa natureza. “É mais uma maneira da universidade pública contribuir com a sociedade em que está inserida, vinculada à tríade indissociável ensino-pesquisa-extensão, tão valorizada e incentivada nas instituições públicas de ensino superior”, ressalta.

Segundo os professores, as atividades pedagógicas que integram o convênio têm como objetivos: impulsionar o ensino e a pesquisa na área da prática profissional do Bacharelado em Geografia, especialmente a relacionada ao planejamento urbano e regional; dinamizar o futuro exercício profissional de geógrafas e geógrafos, alinhado com as exigências do atual mercado de trabalho; e participar no processo de desenvolvimento urbano e regional de Cerro Azul, através da busca de caminhos alternativos que atendam aos interesses e necessidades das comunidades.

Contribuição

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca a capacidade da Universidade em auxiliar nas análises necessárias, por meio de projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento regional. “O intuito é contribuir com o conhecimento científico nos vários aspectos do desenvolvimento urbano sustentável, com foco em infraestrutura, mobilidade urbana, economia, entre outros fatores”.

Para o prefeito Patrik Magari, o projeto de desenvolvimento regional vai beneficiar todo o município de Cerro Azul. “A parceria com a UEPG vai possibilitar a elaboração de um Plano Diretor em conformidade com as necessidades reais do município, ouvindo a população e assegurando a participação social na gestão”, afirma. A Prefeitura de Cerro Azul irá designar uma equipe técnica, com servidores das áreas de urbanismo, saúde, educação, assistência social, gestão pública, cadastro técnico e meio ambiente. Os profissionais vão auxiliar na disponibilização de informações básicas sobre a cidade, como dados sociais, econômicos e ambientais.

Presenças

Estiveram presentes na reunião o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná,  Aldo Nelson Bona; o Reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; o prefeito de Cerro Azul, Patrik Magario; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência, Marcos Aurélio Pelegrina; a Pró-Reitora de Planejamento da UEPG, Andrea Tedesco; o coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia, Marcio José Ornat; e o secretário de Planejamento de Cerro Azul, Alexandre Dantas Brighetti.

Plano Diretor em Cerro Azul

Cerro Azul possui 1.341,2 km² e conta com mais de 17 mil habitantes, conforme último Censo. A cidade é cercada de montanhas e a população se constitui como rural urbana. Como a agricultura é sua principal fonte de renda, a cidade tem a tradicional Festa da Laranja, que apresenta os produtos produzidos pela agricultura local. O município se situa a 41 quilômetros de Rio Branco do Sul, a maior cidade nos arredores.

De acordo com a legislação brasileira, os planos diretores dos municípios precisam ser revisados a cada 10 anos, como instrumento de desenvolvimento para expansão urbana. Um Plano Diretor Municipal é o mecanismo legal que que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. O planejamento busca orientar sobre a ocupação do solo urbano, com o objetivo de preservar a natureza e a memória do local, além dos interesses dos moradores.

Texto: Adaptado por Jéssica Natal | Foto: Cristiano Teixeira/Seti


Compartilhe

 

Skip to content