O custo médio da Cesta Básica de Ponta Grossa no mês de setembro apresentou uma queda de 0,20%. Os dados são do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (NEREPP- UEPG) do Departamento de Economia da UEPG. A pesquisa caracteriza o consumo básico de alimentação, higiene e limpeza de famílias com 3 membros em média, renda de 1 a 5 salários mínimos e que sejam residentes no município.
A compra dos 33 produtos que compõem a Cesta passou a custar R$506,59 na primeira semana do mês de outubro e desses, 15 subiram, 17 caíram e 1 permaneceu constante. O item que mais aumentou foi o tomate com 51,53% e o de maior queda foi a cebola com 28,72%. Ao considerar os cinco grupos que compõem a Cesta Básica, o que mais aumentou foi limpeza, com acréscimo de 2,97% e a maior queda ficou por conta do grupo da carne, com decréscimo de 3,01%.
Uma família com renda mensal de apenas um salário mínimo gastaria cerca de 50,76% de sua renda. Relacionando-se famílias de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, observa-se que, para a aquisição da Cesta Básica, despenderiam respectivamente de 25,38%; 16,92%; 12,69%; e 10,15% de sua renda. De acordo com a equipe de pesquisadores do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas – NEREPP, os preços promocionais nem sempre demonstram a realidade, já que alguns produtos foram encontrados mais baratos em uns estabelecimentos do que em outros que os apresentavam em promoção.
Principais variações mensais nos grupos
– Grupo Alimentação Geral: com aumento de 0,51%, o açúcar foi o produto responsável pela maior variação positiva de 10,90% e sendo o sal o item de maior variação negativa com 4,29 %.
– Grupo Hortifrutigranjeiros: com aumento de 1,03%, o produto de maior variação positiva foi o tomate com 51,53%, e a cebola com 28,72% de maior variação negativa.
– Grupo Carne: teve uma queda de 3,01%, sendo que a carne bovina apresentou a menor variação negativa de 1,15%, enquanto o frango apresentou a maior variação negativa de 6,92%.
– Grupo Higiene: com queda de 2,29%, o produto de maior variação positiva foi o creme dental com 9,38% e o produto de maior variação negativa foi o condicionador com queda de 6,67%.
– Grupo Limpeza: com aumento de 2,97%, o produto de maior variação positiva foi o amaciante com 11,77% e o produto de maior variação negativa foi o detergente com 6,13%.