De acordo com a pró-reitora da Progesp, professora Eliane Rauski, o objetivo desse checkpoint é o de desenvolver as atividades de saúde de forma preventiva, satisfatória e integrada com demandas de responsabilidade social. “Isso possibilita várias perspectivas de que os servidores são o foco de prioridade e que estão sendo acompanhados em sua trajetória dentro da UEPG”, completa.
A ação contou com a participação dos cursos de Odontologia e Enfermagem da UEPG, com orientações sobre cuidado bucal e prevenção de câncer de boca; e pesagem, aferindo pressão arterial, circunferência abdominal e questionário sobre condições de saúde, respectivamente. O Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI) contribuiu com auriculoterapia e divulgação de atividades desenvolvidas pelo setor. Já o Ambulatório de Saúde do Campus Uvaranas realizou exame de mama, preventivo e orientações gerais sobre saúde. A Rede de Combate ao Câncer orientou sobre a importância do auto cuidado e divulgou a rede de serviços e espaços deles. Por fim, a Diretoria de Qualidade de Vida e Trabalho da Progesp estava presente com orientações do Serviço Social e Psicologia e um painel para fotos interativas também promovia a participação e auto estima das colaboradas.
“Além de ações de saúde, estão planejadas outras atividades com focos mais específicos. “Como o Programa de Preparo para Aposentadoria (PPA), que prevê levantamento dos servidores que estão nesse processo, embasado em projeto anterior já realizado com diferentes parcerias e incluindo passeios de cunho social, além de orientações para que consigam melhor assimilar os aspectos relacionados a este processo”, garante a professora Eliane.
Ela disse ainda que a partir de 2025 a DQVT participará de forma efetiva do Projeto Progesp Itinerante, de modo que as dúvidas sobre qualidade de vida, SAS, atestados, faltas e declarações sejam sanadas em loco para as chefias imediatas e secretarias. “Queremos a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas bem próxima do servidor”, finaliza.
Texto e fotos: Tierri Angeluci