O Ciclo de Debates BNCC de História nos Estados realiza amanhã (17), às 18h, sua quarta live. O evento tem como objetivo discutir a construção curricular dos cursos de história nos estados do país e é organizado por várias universidades do país, incluindo a UEPG. A cada sessão, convidados de três estados discutem a implantação da Base Nacional Comum Curricular em sua região. As lives são realizadas semanalmente e a sessão de amanhã terá como convidados representantes do Ceará, Paraíba e Santa Catarina.
O evento é uma parceria entre professores das Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS/Bahia), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/São Paulo) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/Minas Gerais). “Somos todos os professores da área de história, trabalhamos com formação de professores e a nossa preocupação tem sido o impacto das novas políticas curriculares da educação básica, especialmente a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conta o professor Paulo Mello, um dos coordenadores do projeto.
Mello explica que a elaboração dos documentos de currículos conforme a BNCC ficou a critério de cada unidade federativa (26 estados e Distrito Federal). “São 27 textos e o nosso objetivo com esse ciclo é conhecer de maneira mais profunda possível o que são esses documentos, como eles foram elaborados e, principalmente, qual o lugar do ensino de história proposto por esses currículos”, complementa Mello. O ciclo promove lives semanais com representantes de 3 estados e o público-alvo dos debates são professores da Educação Básica e estudantes de História.
O Ciclo de Debates é uma atividade de extensão vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado pelos professores doutores Paulo Eduardo Dias de Mello e Angela Ribeiro Ferreira, do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UEPG. Também participam da organização professores da Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS/Bahia), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/São Paulo) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/Minas Gerais).
O evento conta com 1436 inscritos, de todo o país. As inscrições ainda podem ser feitas através de formulário. O ciclo iniciou em 20 de agosto e debate acontecem todas as quintas, no canal do Youtube do curso de Especialização em História da Bahia da UEFS. Haverá certificação de 20h após a última transmissão do ciclo, que deve acontecer em 15 de dezembro. Os encontros anteriores e a programação dos próximos debates estão disponíveis nesta playlist. Mais informações estão disponíveis na página do evento.
Texto: William Clarindo | Foto: Aline Jasper, em 2019