Ciclo de Debates sobre saúde mental inicia na terça

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), abre na terça-feira (02) o Ciclo de Debates “Saúde mental no contexto da pandemia e ensino remoto”, que vai até 05 de março.

O evento discute saúde mental de estudantes LGBTQIA+, negras(os) e indígenas no contexto da pandemia e ensino remoto, bem como para refletir sobre as condições de estudo, de trabalho, de permanência e desafios de mães e pais (docentes e discentes) para conciliar a universidade com as responsabilidades de casa.

O Ciclo de Debates será realizado integralmente de forma on-line, através da plataforma Google Meet. O horário das palestras acontecerá sempre das 18h às 20h. O evento é gratuito e direcionado para a comunidade estudantil. Para acompanhar a programação, basta clicar aqui.

Histórico

A ideia de realizar o Ciclo de Debates surgiu em novembro de 2020, após meses de atividades acadêmicas remotas. “Os estudantes buscavam atendimento na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) apresentando diversas demandas, como os desafios referentes ao distanciamento social, às relações familiares conflituosas que na quarentena ficaram mais intensas, desafio de conciliar estudo e afazeres domésticos, responsabilidades profissionais e cuidado com filhos(as) ou pais idosos que na quarentena estavam integralmente em casa”, relembra a Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, Cristiane Gonçalves de Souza.

Nessa dinâmica, a equipe da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae realizou diversos atendimentos de acolhida e escuta qualificada. “Percebemos a necessidade de promover a abertura de espaços, ainda que virtual, para que acadêmicas e acadêmicos e também docentes, pudessem compartilhar seus desafios e experiências vividas em um momento inédito para toda a humanidade, a pandemia gerada pela Covid-19”, diz Cristiane.

Desde o início, o Ciclo de Debates contou com a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação que contribuíram com a organização do evento. “Abrimos esse espaço percebendo as especificidades de nossa comunidade acadêmica, que é heterogênea e essa característica nos levou a avaliar suas demandas específicas e assim realizar um encontro que combinasse ações afirmativas e a diversidade”, explica Cristiane. “Destacamos também a dimensão pedagógica implícita no Ciclo de Debates, ao promover um ambiente para esclarecimentos sociais, por parte das(os) palestrantes que participarão do evento”, complementa a Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade.

Texto: Vanessa Hrenechen         Foto: Luciane Navarro

Compartilhe

 

Skip to content