UEPG é referência científica em ranking internacional

Compartilhe

Os professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) são referência científica quando se trata de produção de artigos. É o que o novo ranking internacional, divulgado pela Quacquarelli Symonds (QS), informou nesta quinta-feira (03). O estudo mostra a qualidade do ensino superior latino-americano. Dentre as métricas, a instituição se destaca na categoria “Citação de Artigos”, com nota 92,7 de 100.

A QS estudou 437 universidades de 23 países da América Latina e Caribe. Neste ano, foram oito métricas avaliadas – na categoria Citação de Artigos, o estudo mede a relação do número médio de citações obtidas por publicação, para refletir o impacto e a qualidade do trabalho científico realizado por universidades. “Os dados subjacentes de artigos e citações são indexados pelo Scopus, e as contagens de artigos e citações são normalizadas na tentativa de equalizar suas influências nas cinco grandes áreas do corpo docente”, explica Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, diretora de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).

Outro ponto em que a UEPG ganhou destaque é a “Razão de estudantes por docentes”, com nota 64,9. De acordo com o ranking, o maior número de docentes por aluno reflete o compromisso e comprometimento das instituições de ensino superior na missão de ensino e aprendizagem. “A UEPG sempre tem números importantes nos mais diversos rankings dos quais participa. No QS América Latina e Caribe, tivemos destaque no indicador citações de artigos, o que mostra que nossas produções científicas têm qualidade e por isso são citadas internacionalmente”, completa.

Pela classificação no ranking, a QS concedeu duas certificações para a UEPG. Uma pela classificação geral (aqui) e outra pela classificação na América do Sul (aqui).

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Jéssica Natal e Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content