UEPG inaugura três clínicas odontológicas modernizadas

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou hoje (05) três novas clínicas odontológicas totalmente equipadas dentro do Bloco M. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 1,2 mi, foi modernizada para oferecer um ambiente adequado às práticas de ensino e pesquisa de alunos e professores, bem como para aumentar a eficiência no atendimento à população. 

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, declara que este é um investimento importante que reforça os papéis de formação e assistência da Universidade. Para ele, “a troca de todas as clínicas da Odontologia é uma demonstração do investimento no ensino, na pesquisa e na pós-graduação de um dos cursos mais qualificados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem uma tradição muito grande”. Sanches Neto ressalta: “este é um compromisso também no atendimento à população, uma vez que essas clínicas atendem pessoas que procuram a nossa Universidade para tratamentos odontológicos”. 

Para o coordenador do curso de Odontologia, professor Bruno Orellana, “a modernização das clínicas 61, 62 e 25 é um importante passo para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes e melhorar a qualidade do ensino, evitando transtornos de falhas nos equipamentos durante as atividades clínicas”. Além do mobiliário e equipamentos específicos odontológicos, as novas clínicas também dispõem de bombas a vácuo, “equipamentos fundamentais para os procedimentos cirúrgicos, que a partir deste ano, poderão ser ampliados nas clínicas odontológicas da UEPG”, explica o coordenador.

A reforma de três das sete clínicas da UEPG irá impactar diretamente 300 alunos de graduação, 60 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além das centenas de pacientes que buscam diariamente atendimento gratuito em uma das 105 cadeiras odontológicas da Universidade. João Carlos Gomes, professor do curso de Odontologia e coordenador técnico e científico do projeto aprovado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), destaca que o investimento propiciou a aquisição de 45 equipamentos. “Esse é um novo patamar do curso de Odontologia da UEPG”. 

O secretário da Seti, professor Aldo Nelson Bona, parabeniza a equipe do curso de Odontologia e a reitoria da Universidade por terem priorizado este investimento. “É um importante avanço de infraestrutura para o ensino, da graduação e da pós-graduação da UEPG, sobretudo para o atendimento à comunidade. São clínicas que foram montadas à época da estruturação do curso, e já há algum tempo demandavam equipamentos mais modernos e que melhor pudessem contribuir para a formação de excelentes profissionais, como a UEPG vem fazendo ao longo da História”, declara. 

Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia (Deodon-UEPG), afirma que a modernização será peça-chave no atendimento à comunidade, uma vez que a extensão é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela instituição. “O professor precisa atuar sempre nas três áreas básicas da universidade, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão. A gente dá oportunidade pro aluno desenvolver essas habilidades. Então, essa modernização que foi realizada nas nossas clínicas é de suma importância, porque melhora a qualidade do ensino, melhora o local de atendimento para o paciente, para o professor atuar e nos dá condições de ter um atendimento muito melhor, de melhor qualidade à comunidade”, explica Stella. 

Ulisses Coelho, professor e chefe-adjunto do Deodon, afirma que o curso de Odontologia da UEPG é conhecido por sua parte prática, que terá um significativo avanço juntamente com a reforma das clínicas, por conta da aquisição de equipamentos novos e modernos. “Essa prática clínica é o nosso carro-chefe”, diz ele. Além do mobiliário e de materiais para serem utilizados em pesquisas e no dia a dia das aulas, o investimento possibilitou a aquisição de equipamentos de última geração. “A UEPG vai ser a única universidade brasileira que vai ter todo o sistema de radiografia digitalizado, sem a utilização dos líquidos de revelação e fixação que eram usados antigamente, que têm todo um histórico de antiecológico e tudo mais”, celebra o professor.

Atualmente, os 105 consultórios odontológicos da UEPG atendem gratuitamente cerca de 35 mil pacientes por ano. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 42 3220-3142 ou comparecer à recepção das clínicas no Bloco M do Campus Uvaranas, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h.

 

Texto e fotos: Domitila


Compartilhe

 

Skip to content