Nesta quarta-feira (11), o Clube de Leitura de Quadrinhos realizou o último encontro do ano, na biblioteca da UEPG, Campus Uvaranas. Os participantes discutiram sobre o quadrinho “Autocracia”, de Woodrow Phoenix, que faz uma crítica feroz à sociedade do automóvel. O autor mistura sua experiência pessoal, estatísticas e casos relatados na imprensa para refletir sobre nossa perigosa relação com os carros e a velocidade.
Phoenix mostra como as grandes cidades desenvolveram uma autocracia, ou seja, modificaram a infraestrutura para acomodar os carros nas ruas. Um exemplo, são as passarelas de trânsito, que forçam os pedestres a saírem de seu caminho e se arriscarem por cima das vias ou em galerias subterrâneas para não atrapalharem os motoristas.
Sobre o Projeto
O curso de extensão, que está na sua terceira edição, é vinculado ao projeto Cultura Plural e parceiro da editora paulistana Veneta, da qual recebe exemplares para promover a atividade que, depois, fortalecem o acervo da biblioteca.
“O clube de leitura de HQs da UEPG teve por objetivo promover a linguagem dos quadrinhos no ambiente acadêmico e estimular o hábito da leitura não-utilitária”, comenta o coordenador do projeto, professor colaborador do Departamento de Jornalismo da UEPG e jornalista, Ben-Hur Demeneck.
*Na foto, Gabriel Miguel Costa cria certificados para os participantes do Clube da Leitura de HQs da UEPG.
Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Divulgação Ben-Hur Demeneck