Os professores do Departamento de Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tiveram sua proposta aceita na Chamada Pública do CNPq, no edital universal (Faixa B – Grupos Consolidados). Os pesquisadores conseguiram aprovação para aquisição de computadores de alto desempenho, os quais serão utilizados na análise de processos que ocorrem em meios porosos como o solo. O projeto acontece por meio do Grupo de Pesquisa em Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (Fasca-UEPG), com os professores Fábio Augusto Meira Cássaro, Luiz Fernando Pires, Sérgio da Costa Saab e André Maurício Brinatti.
A pesquisa será coordenada pelo professor da UEPG, Luiz Fernando Pires, e conta com a participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, que estão desenvolvendo trabalhos que envolvem simulação computacional e processamento de imagens. O projeto solicitou a aquisição de computadores de alto desempenho para a análise de propriedades morfológicas e geométricas tridimensionais do solo, na escala de micrômetros até nanômetros. “Os computadores serão empregados em seis projetos, envolvendo o estudo do efeito de ciclos de umedecimento, secamento e manejos na estrutura do solo”, explica Luiz. Os computadores ajudarão na definição de volumes elementares representativos, obtenção de propriedades hidráulicas do solo por imagens, análise multifractal e de lacunaridade dos poros do solo.
Poucos trabalhos no Brasil envolvem análise tridimensional da estrutura do solo na escala micrométrica, segundo o professor. “As pesquisas propostas no projeto têm por objetivo fornecer um melhor entendimento da arquitetura dos poros do solo e como esses influenciam nos processos de infiltração e retenção de água”. Entender como os poros atuam na retenção, infiltração e redistribuição de solutos é fundamental para um uso mais sustentável do solo e de recursos hídricos, como informa o coordenador da pesquisa. O projeto foi enviado ao CNPq em parceria com a professora da Universidade Federal de Goiás, Vladia Correchel; com o professor Felipe Correa dos Santos, da PUC de Goiás; e com o professor Jocenei Teodoro de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná.
Fasca
O Grupo Fasca realiza pesquisas sobre análise de sistemas porosos por meio da análise de imagens e simulação computacional. Os projetos são desenvolvidos com parceiros nacionais e internacionais. “A aprovação dessa proposta será importante para a consolidação das atividades do grupo na área de processamento de imagens de microtomografia, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa de maior impacto e importância para a região e o país”, finaliza Luiz.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal