Primeiro diploma
Aos 43 anos, veio a tão sonhada primeira graduação. Eliana conta que não teve oportunidade antes, quando era mais jovem. “Alguns anos atrás, só fazia faculdade quem tinha uma condição social um pouquinho melhor. Hoje, tive a oportunidade e confesso que não foi nada do que imaginei, até por conta do preconceito que muitas pessoas têm com o EaD. Quando comecei a fazer, vi que não tinha nada de fácil, pelo contrário”. O caminho não foi tranquilo para Eliana, que pensou em desistir, mas o esposo a demoveu da ideia. “Continuei firme, e vi o quanto uma faculdade EaD é séria, sim”.
Estudar em casa
Na quinta-feira (24), durante a última sessão solene da semana, o reitor, professor Miguel Sanches Neto, ressaltou que, embora os graduandos tenham passado o curso longe, fisicamente, da instituição, eles deram alma à UEPG por meio do estudo e da interação, com professores, tutores e colegas. Este aspecto também cativou o formando Régis de Freitas Cardenaz: “a interação é um ponto forte na educação a distância, o que acaba dinamizando as relações entre o corpo docente, a sala de aula e os estudantes. Isso porque todo o curso conta com uma equipe de tutores e professores para tirar as dúvidas ou para esclarecer alguma questão. No ambiente de aprendizagem virtual, também são disponibilizados fóruns e chats para trocar informações com os colegas”.
Organização
Régis de Freitas Cardenaz, aos 32 anos, graduou-se em Licenciatura em Pedagogia pelo polo Pontal Paraná. O formando relata que iniciou seus estudos em 2018 e que foi a melhor escolha que fez, apesar de não ter sido fácil para ele conciliar trabalho e faculdade. “Eu sempre ouvi dos meus tutores e professores que temos que organizar um tempo para nós. Esse tempo é muito importante para organizar nossas atividades”.
Como uma das vantagens do EaD, o recém-formado destacou que as plataformas permitem que todos os conteúdos possam ser acessados a qualquer momento, de qualquer local e quantas vezes o aluno deseje. “Isso tudo contribui para a intensificação do processo de ensino e para o foco nos estudos, o que tende a ser bastante positivo para quem ainda apresenta dificuldades com o formato online de educação, pois gera maior engajamento e motivação”.
Sobre as práticas fora do ambiente online, Régis diz ter experimentado no curso muitas vivências prazerosas. “Com o estágio, vivenciei a realidade de um professor dentro da sala de aula”.
Expectativas
Para Régis, a tão sonhada formatura superou todas as suas expectativas. “Foi muito lindo, emocionante! Sem dúvidas, um marco na vida de cada formando. Nosso sentimento foi de dever cumprido, gratidão, e uma sensação de que somos capazes de alcançar nossos objetivos”.
A formanda do polo Ponta Grossa, Mikellen Guimarães, diz que, para muitos jovens e adultos, é um sonho terminar a tão sonhada graduação. “Eu vejo como um privilégio estar me formando na área que sou extremamente apaixonada e em uma das melhores instituições, a UEPG”. Ela confessa que não foi fácil concluir um curso EaD, que requer muito comprometimento e determinação. “Mas, enfim, quatro anos se concluíram, e o aprendizado foi gigantesco. As expectativas são as melhores, estou ciente que mais uma grande etapa da minha vida essa começando”.
No próximo dia 03, acontece colação online para formandos dos cursos de Licenciatura em Computação, Letras Português/Espanhol e Pedagogia. Somadas às colações realizadas em fevereiro e esta prevista para a semana que vem, o Nutead-UEPG entrega ao mercado de trabalho 353 profissionais formados em cinco cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em História, Letras Português/Espanhol; Licenciatura em Computação e Licenciatura em Matemática.
Texto: Luciane Navarro Fotos: Jéssica Natal