O Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) realizou, nesta sexta-feira (17), a cerimônia de formatura do curso técnico em agropecuária com a maior turma da instituição, formada por 96 alunos. O evento aconteceu de forma híbrida, com alguns representantes nas dependências da Biblioteca Faris Michaele, no campus Uvaranas, e transmissão virtual pelo Facebook da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Essa é a primeira vez que a formatura é realizada nesse formato.
O Reitor da UEPG Miguel Sanches Neto falou sobre a qualidade do Colégio Agrícola, que está entre as 30 melhores instituições de ensino médio do Paraná, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota média de 5,5. “A pontuação recebida pelo Colégio mostra a excelência dos nossos professores, da equipe administrativa e do material humano que há na instituição. A soma desses esforços está traduzida nessa nota que coloca o Colégio em uma posição muito vantajosa dentro da avaliação do ensino médio no estado”, ressalta.
Segundo o Diretor do Colégio, Alcebíades Baretta, o ano de 2020 foi repleto de desafios. “Uma das principais coisas que podemos destacar é a questão das tecnologias, que tivemos que nos adaptar. Foi um aprendizado para todos nós, os professores, a equipe pedagógica, a secretaria e principalmente para os familiares dos alunos que também buscaram adequações para poder auxiliar os filhos nas tarefas da escola”. Para o Diretor, esse foi o ano da introspecção, de falar menos e ouvir mais, até pela condição da máscara e do fique em casa.
Baretta destacou a conquista dos estudantes e parabenizou todos os formandos. “Sempre digo que é mais um degrau na vida de cada um e mesmo com todas as dificuldades, o Colégio conseguiu êxito. A partir do dia 18 teremos novos profissionais que estarão aptos a desempenhar a função de Técnico em Agropecuária e ajudar o Brasil a melhorar a produção e produtividade nas propriedades levando as novas tecnologias para o campo, seja na pequena, média ou grande propriedade”, diz.
O formando Marcelo Junior afirma que 2020 foi um ano repleto de novidades e inseguranças. “Apesar dos desafios e dificuldades, eu acredito que ganhamos um aprendizado que ficará para sempre em nossas vidas”, afirma. Segundo Marcelo, a formatura permite visualizar os sonhos cada vez mais perto da realidade. “Eu gostaria de celebrar com todos reunidos, mas, infelizmente, por conta da pandemia não será possível. Ainda assim, esse momento é único e memorável, tanto para nós que estamos aqui como para os formandos que estão em casa”, afirma. Para a formanda Vanessa Caroline Belo, esse ano foi repleto de aprendizados. “Nesse período de isolamento, nós aprendemos a dar valor para a escola e para o convívio com os amigos. Eu já estou com saudades do Colégio Agrícola, mas também muito feliz por concluir essa etapa e me formar, algo pelo qual eu tanto sonhei”, finaliza.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: Aline Jasper