“Tenho que agradecer e elogiar a presteza da reitoria, e de seus pró-reitores, em nos atender e propor esse termo de cooperação técnica, possibilitando que a estrutura da Universidade e sua produção de conhecimento sejam refletidas além do Campus Universitário”, ressalta o assessor de gabinete do prefeito de Colombo, Osvaldo Tchaikovski.
Segundo Osvaldo, o termo de cooperação irá refletir em projetos de preservação do meio ambiente, “pois Colombo está em cima de um gigantesco aquífero, além da necessidade de mapear nossas nascentes”. Na Agricultura, a UEPG irá auxiliar pequenos produtores rurais com conhecimento técnico. “Na educação poderemos viabilizar cursos a distância aos servidores municipais e a comunidade colombense, entre outras áreas que beneficiarão nossa comunidade”.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Édina Schimanski, ressaltou a importância de parcerias para o desenvolvimento na área de extensão. “A Proex está sempre aberta a novas parcerias que beneficiem a comunidade. Convênios com municípios sempre são bem-vindos e se constituem em uma forma importante de desenvolvimento de projetos extensionistas.”
Também estiveram presentes no encontro o reitor da UEPG, Miguel Saches Neto, o secretário Municipal de Administração de Colombo, Ademir Garcia, o diretor da Pasta, Vitor Benin, o pró-reitor de graduação, Carlos Willians Jaques Morais, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Giovani Favero, a diretora de extensão, Sandra Scheffer, o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual, Miguel Archanjo de Freitas e o chefe de gabinete da reitoria, Renê Francisco Hellman.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação