O colóquio surge da necessidade de se estreitar as relações entre as disciplinas de Estágio, Prática e Didática no avanço do desenvolvimento docente na formação inicial a partir da discussão com acadêmicos dos terceiros e quartos anos. Neste ano, o tema do evento foi “Relações entre as disciplinas de Estágio, Prática e Didática e as demandas da escola: percepções e reflexões de professores/as e acadêmicos/as”.
O Colóquio promoveu diversas atividades durante o dia. No Auditório da Reitoria, aconteceram palestras com professores da UEPG, da Rede Estadual de Ensino e representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa e alunos.
O objetivo principal do Colóquio é estender as interações com professores da Rede Estadual de Ensino visando, também, ampliar e melhorar as parceiras entre a universidade e a escola nas atividades de estágio supervisionado nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.
A professora coordenadora do Colóquio, Elaine do Vale Borges, relata o que motivou na criação do evento que já acontece na UEPG há três anos.
“O evento surgiu devido à necessidade de juntar um pouco mais as disciplinas pedagógicas do curso, para que quando os alunos cheguem no estágio nos últimos anos e tenham uma visão mais geral dessa formação. É um evento que a gente faz junto com os alunos para que eles ajudem a pensar como construir esse debate muito importante para a formação”, explica.
E
A estudante da Pós-Graduação de Estudos da Linguagem, Ana Letícia Oliveira, foi a supervisora do evento e conta como foram as atividades da tarde.
“O evento àa tarde foi bem positivo, a gente teve a participação de muitos alunos de forma significativa, tanto na mesa de debate como nas salas onde foram apresentados temas pelos próprios alunos organizadores do evento”, declara a estudante.
Texto e fotos: Saori Honorato