O Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Geur-UEPG) organizou na última sexta-feira (18) o colóquio ‘A Indústria de Ponta Grossa em Movimento’. O objetivo do encontro foi debater o setor produtivo e a indústria de transformação ponta-grossense. Alunos e professores se reuniram no auditório Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (Litec) para debater e trocar experiências.
O professor Edson Belo, coordenador do evento, reforça que o colóquio trouxe ações da Casa da Indústria e Senai para debate no ambiente universitário. “A Universidade é indissociável da sociedade. Temos compromisso de interagir com setores que promovem o desenvolvimento econômico, político, social e cultural. Por isso, a importância de estabelecer redes sociais com esses agentes produtivos”.
Pra a aluna Kamila Cristina de Oliveira Antunes, o evento conseguiu abordar a atuação das indústrias locais e orientar os geógrafos em formação. “Os geógrafos ajudam a desenvolver e movimentar a economia dos setores industriais, já que nossa profissão precisa ter mais presença dentro das grandes empresas e indústrias. A conversa nos direcionou e fez novas propostas para que a progressão continue e a região continue se desenvolvendo”, completa.
Texto e fotos: Jéssica Natal