O combate à desinformação ganhou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) como aliada. Liderado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Programa de Combate à Desinformação busca combater a propagação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral. O projeto será lançado em evento nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). A UEPG está representada por professores do curso de Jornalismo.
O professor do Departamento de Jornalismo, Sergio Gadini, fará uma apresentação nesta quarta-feira (19), em cerimônia remota, sobre a contribuição da UEPG. “Algumas atividades extensionistas realizadas em Jornalismo UEPG estão em sintonia com o programa lançado pelo STF no combate à desinformação”, explica. Segundo Gadini, um grupo de estudantes e professores vai ampliar ações, integrando ao projeto nacional, que visam esclarecer a importância de checar informações compartilhadas em redes sociais. O objetivo é “alertar ao risco de veicular mentiras e dados com procedência suspeita que podem colocar em risco a imagem de pessoas e instituições, com ameaça à democracia e aos Direitos Humanos”, ressalta o professor.
O projeto extensionista ‘Combate à Desinformação’ (em defesa da Democracia) nos Campos Gerais do Paraná, coordenado pela Agência de Jornalismo, será desenvolvido na UEPG no segundo semestre de 2022. A iniciativa tem o objetivo de discutir os riscos de circulação de fake news nas sociedades contemporâneas, com diálogos, lives e conversas em espaços públicos de Ponta Grossa e cidades do entorno, produção de peças informativas e educativas em audiovisual e ações de monitoramento de mídia.
Participam do projeto de extensão os professores da UEPG – Hebe Gonçalves, Karina Woitowicz, Marcelo Bronosky, Marcos Zibordi, Ricardo Tesseroli e Volney Santos; e estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo. A iniciativa conta com parceria da Rádio Comunitária Princesa FM 87.9 (Ponta Grossa), Rádio Comunitária Cruzeiro FM (Palmeira) e Rádio Comunitária Porto FM 98.3 (Porto Amazonas/PR).
No total, oito Universidades participam da campanha. O lançamento do Programa do STF terá transmissão ao vivo pelo Youtube do STF, para que alunos possam acompanhar o debate.
Texto e foto: Jéssica Natal