Além da comitiva da Finlândia, estiveram presentes na Reitoria a diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, Sulany dos Santos; o chefe de Gabinete da Reitoria da UEPG, Rauli Gross Junior; o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Martins Hilgemberg; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Giovani Favero; o diretor de pesquisa da Propesp, José Danilo Szezech Junior; Eliane Segatti, coordenadora da área internacional da Fundação Araucária (FA); Alcebíades Baretta, diretor do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (Caar); Rosiane Machado da Silva, diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic); e a professora Paola Scortegagna.
A visita tem a ver com uma série de ações de internacionalização e fomento à educação orquestradas pela FA. Eliane Segatti destacou que “a vinda da delegação da Finlândia tem um papel fundamental na parceria com Fundação Araucária, para que nós possamos trabalhar em políticas de desenvolvimento e fortalecimento da formação profissional de professores, desde a educação inicial até a formação continuada”.
Segundo Segatti, a FA tem investido fortemente nesses projetos estratégicos para qualificação da política educacional do estado do Paraná, que abrange projetos em conjunto com a Secretaria Municipal, com Secretaria de Estado da Educação e também com as Universidades, além de buscar referências internacionais inspiradoras e inovadoras a serem implantadas no estado do Paraná.
Ampliação
A integração entre as duas esferas Zicosur será possível a partir da criação da identidade jurídica da RZU em Assunção, no Paraguai, que funcionará na sede do Governo Federal, junto ao Cones – Consejo Nacional de Educación Superior. Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação, contextualiza que “muito do futuro do Paraná está relacionado não só à integração Norte-Sul, mas a esse olhar para o Oeste: nós vamos nos diferenciar muito dos outros estados brasileiros se assim o fizermos”.
Na visão do presidente da Zicosur, professor Miguel Sanches Neto, estas ações são de fundamental importância para a efetivação das diversas formas de mobilidade, e intensificarão os relacionamentos entre as instituições da rede. “É o Paraná dando um importante passo em prol da integração da América do Sul, compartilhando solidariamente a nossa avançada estrutura de ciência e tecnologia”, reitera Sanches.
Para Eliane Segatti, a integração entre Zicosur Governo e Zicosur Universitário é fundamental, pois amplia as possibilidades de mobilidade “não só dos nossos alunos e pesquisadores do estado do Paraná para outros países, mas também pelo recebimento de pesquisadores e alunos desses outros países na nossa rede de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior”.
A proposta completa do Sistema Zicosur de Ciência e Tecnologia pretende ser uma parceria entre a Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O edital voltado a bolsas de mestrado e doutorado deve estar pronto para lançamento no 35º Encontro Internacional da Rede Zicosur, que acontecerá de 17 a 19 de abril de 2024, na Universidad Nacional de Salta (Argentina).
Além de Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG e atual presidente da Rede Zicosur Universitário, e a professora Sulany dos Santos, estiveram presentes em Curitiba o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, e a coordenadora da área internacional da Fundação Araucária, Eliane Segatti.
Texto: Luciane Navarro e Domitila Gonzalez Fotos: Luciane Navarro e Fabio Ansolin