Departamento de Informática da UEPG recebe novos computadores

Compartilhe

Agilidade, eficiência e um aprendizado mais tranquilo. O Departamento de Informática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Deinfo-UEPG) recebeu, no início do mês, novos equipamentos. São 22 computadores, com monitores, mouses e teclados, em um investimento que totaliza cerca de R$ 161 mil.

Como explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Luiz Gustavo Barros, as máquinas serão utilizadas nos laboratórios dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia de Computação. “A entrega desses equipamentos faz parte do nosso compromisso de renovar todos os computadores da Universidade, sempre dando a prioridade para o ensino, que é a atividade-fim da instituição”, complementa.

“Iniciar pelos cursos da área de Tecnologia de Informação sinaliza a preocupação da gestão na melhoria da qualidade do ensino e valorizar as atividades desenvolvidas com os acadêmicos, que terão acesso à tecnologia atualizada para suas aulas e demais trabalhos”, explica o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Demiate, que realizou a entrega oficial dos computadores. O objetivo é modernizar os equipamentos e espaços didáticos de toda a Universidade. “Trata-se de uma etapa inicial de renovação dos equipamentos, que culminará, nos próximos anos, com a ampla e generalizada substituição de equipamentos de informática em toda a UEPG”, antecipa.

Os computadores, da marca HP, têm configurações avançadas, que permitem o uso de softwares não suportados pelos equipamentos que estavam disponíveis no Departamento. “O recebimento desses equipamentos, de fato, é animador, pois se trata de computadores com tecnologias recentes de armazenamento e maior capacidade de memória e processamento, o que permite, novamente e efetivamente, usar alguns softwares em disciplinas, como para programação e simulação de dispositivos; e testes e avaliação de técnicas já estabelecidas na computação, bem como as mais recentes, que estavam praticamente sendo impossíveis de serem executados na instituição”, explica a professora Rosane Falate, chefe do Departamento de Informática. As especificações dos computadores são: modelo HP Prodesk 600 G6, estação de trabalho de 3 GHz, 16GB de memória RAM, SSD de 512GB, monitor com tela LCD de 21,5″, com sistema operacional Windows 10 Professional e processador de 64 bits. Os recursos foram destinados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR).

Os computadores estão entre os principais equipamentos utilizados nos cursos do Deinfo, segundo a professora Rosane, com uma demanda de 30 computadores para atividades de graduação e de pós-graduação. “Esta é uma das primeiras vezes que recebemos computadores com este perfil de especificação”, lembra. Em 2019, foram recebidas 40 máquinas usadas, oriundas de doações do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), mas sem mouse, teclado e monitor; e em 2021, dez computadores completos, mas com especificação menor do que a recebida neste momento.

“Estes computadores possuem uma configuração que irá contribuir para uma melhoria na infraestrutura destes cursos, assim como na melhoria da infraestrutura dos laboratórios utilizados para as pesquisas dos professores do Departamento de Informática”, aponta o professor Adilson Luiz Chinelatto, diretor do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologia. “O Secate vem apoiando os Departamentos ligados ao Setor, para que sejam atendidas as suas necessidades, principalmente as ligadas a infraestrutura”.

Texto e fotos: Aline Jasper

 


Compartilhe

 

Skip to content